quarta-feira, 13 de maio de 2009

João Marcelo Varaschin: o Papa-Léguas passofundense


João Marcelo Varaschin é o mais rápido da América do Sul na categoria F4 Sprinter. E isso ninguém tira dele. Aos 15 anos, ele foi o mais jovem piloto da categoria e mostrou experiência ao dar o bote na última volta da corrida de domingo pra ficar com o título. O piloto esteve sempre atrás de Rodrigo Miguel, que já representou o Brasil em um Mundial, na Itália, e que fez a pole no warm-up de sábado.

O atual campeão gaúcho da 125cc largou na segunda colocação, com Deivid Lopes e Pedro Castro fechando a segunda fila. Na chamada pré-final, no sábado, que definiu o grid da final de domingo, os quatro primeiros mantiveram as posições.

Antes da final, vale lembrar a preparação que o piloto passofundense teve para o campeonato. Desde a segunda-feira, João Marcelo esteve treinando no Velopark. Além do forte preparo, o piloto contou com três chassis Mini M2 2009. Além disso, a categoria contava com o sorteio dos motores. Durante a corrida, Rodrigo Miguel, que havia largado na frente, defendeu a posição. Mas, na última volta, o "Papa-Léguas" passofundense ultrapassou para, em seguida, receber a bandeira quadriculada. "Treinei muito durante a semana, pois sabia que o nível dos pilotos era extremamente elevado", comentou.

Essa é a primeira vez que um passofundense obtém um título da envergadura do kartismo. A competição, chancelada pela FIA, recebeu membros da comissão internacional de kart da entidade e o atual presidente da CBA, além de várias autoridades brasileiras e mundiais do automobilismo. A prova sul-americana vinha sendo realizada há vários anos na Argentina.

Bruno Santos e Rogério Werlang
Bruninho teve problemas com o chassi e fez o 20° tempo no warm-up de sábado, conquistou o 11° lugar na pré-final e ganhou mais uma posição no domingo, na final. Bruno é líder com folga no Sul-Brasileiro de Kart. Na Sênior, Rogério largou em 7° no sábado para completar em 6° na pré-final. Na decisão de domingo, cruzou a linha de chegada em 10°.

Copa Gaúcha de Kart
Agora os passofundenses se preparam para a Copa Gaúcha de Kart, em Venâncio Aires, que será nos dias 30 e 31 de maio. Estarei por lá fazendo a narração do evento que promete ser de alto nível, visto a grande preparação de pilotos gaúchos nas últimas competições.

Até lá!

Um comentário:

  1. Congratulações João Marcelo e familia pela conquista e também aos outros Passofundenses que disputaram (Bruno e Rogerio) Valeu... ANDRE LUIS M

    ResponderExcluir