sexta-feira, 29 de maio de 2009

Copa Fireball promete grid cheio em Tarumã


Depois do lançamento da Copa Iame com os motores Parilla à água, os Sudam MY, o kartismo do Rio Grande do Sul terá mais um campeonato onde a principal característica é o baixo custo motivado pelo motor.

Trata-se da Copa Fireball, que, como diz o nome, usará os chineses Fireball e terá categoria única, com 170 kg para o conjunto kart/piloto. As etapas, cinco, serão realizadas no Kartódromo de Tarumã dentro do Campeonato Citadino e, segundo os organizadores, 15 equipes já estão confirmadas.

Os motores Fireball serão fornecidos pelos organizadores e têm partida elétrica e embreagem e serão utilizados sem qualquer alteração, ou seja, originais de fábrica.

Um dos bons atrativos desta competição é a possibilidade de uso – a partir da 2ª etapa – das carenagens tipo 500 Milhas, o que proporcionaria aos pilotos um espaço maior para divulgação de seus patrocinadores.

As inscrições custarão R$ 500,00 por etapa e neste valor, além do motor, estão incluídos combustível e pneus (Speed, do tipo vermelho, um jogo para cada duas etapas) para a tomada de tempos e corridas. Para reduzir custos, cada kart poderá ter dois pilotos inscritos.

Segundo Neco Fornari, experiente preparador e grande piloto do passado, o motor Fireball é o grande atrativo da competição. “Ele é muito econômico no que diz respeito a seus componentes e manutenção. Por ser refrigerado à água a durabilidade do Fireball aumenta muito. Além, é claro, de ser bastante rápido, com 28cv”, explica Fornari. “E é também muito interessante no aspecto funcionalidade, pois dispensa o auxílio humano para arrancar, já que tem partida elétrica e embreagem”, completa.

Além da Copa Fireball, vão participar do Campeonato Citadino de Tarumã as categorias Pró 400, Speed Kart, 125cc e Rental Kart, porém em baterias separadas. E em agosto, na 3ª etapa, os pilotos disputarão o Campeonato Gaúcho de Fireball.

Mais informações podem ser obtidas com Neco Fornari, pelo fone (51) 8141.6311.

Confira o calendário provisório da Copa Fireball e do Citadino de Tarumã:

1ª etapa – 7 de junho (domingo)
2ª etapa – 19 de julho (domingo)
3ª etapa – 30 de agosto (domingo) - Etapa única válida pelo Campeonato Gaúcho
4ª etapa – 27 de setembro (domingo)
5ª etapa – 28 de novembro (domingo)


Fonte: Neco Fornari/site Kart Gaúcho

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Polêmica no site Kart Gaúcho envolve o Regulamento Técnico e Desportivo da Copa Gaúcha

No site do KART GAÚCHO, uma polêmica envolvendo os regulamentos técnico e desportivo da Copa Gaúcha, que será realizada neste final de semana, em Venâncio Aires/RS. O assunto sobre a utilização dos pneus e dos pesos para cada categoria causou divergências entre pilotos, VKC e FGA. A prova é uma realização do Venâncio Kart Clube, com supervisão da Federação Gaúcha de Automobilismo. Com isso, o VKC fica responsável apenas pelas inscrições de pilotos, boxes e algo mais. A FGA se responsabiliza pelo regulamento técnico e desportivo. Aí está a "polêmica".

Muitos pilotos não concordavam com a idéia inicial de ser obrigatório a utilização de pneus novos MG, o "ponto extra", o tipo de para-choque e o peso mínimo para a categoria PRO 400 (185kg), que será dividida em Força Livre Nacional, Força Livre Importada, Plus e Light.
O piloto Mauro Bala sempre foi um defensor do kartismo gaúcho, no sentido de incentivar grids cheios nas provas. Porém, muitas pessoas nos bastidores o criticam pelo fato de estar envolvido em "polêmicas". Muito pelo contrário. Mauro Bala é um dos poucos pilotos no estado que ainda tomam a frente nas decisões entre Federação e Kartódromos. Pilotos como ele devem se engajar em ações que busquem o consenso entre todos, ou seja, a prática do esporte por valores acessíveis. É o que todos querem! Correr de kart de igual pra igual sem altos custos!

Sobre a discussão, Nivio Trevisol foi irônico ao dizer que "Estou pensando em trocar de local de prazer: Tia Carmem... Sai bem mais barato..... Sem problema de peso, importado ou nacional, pneu na barriga homologado ou não... Vai com o que tem....Mole, intermediário ou duro... Tem o molhado também (chuva)". A partir daí deu-se abertura para outros aderirem à idéia do Nívio.

Ainda sobre a polêmica no site, agora o Pablo de Venâncio reiterou que os para-choques e a utilização dos pneus serão liberados, além do peso da categoria PRO 400 que será mantido em 185kg. Será o mesmo regulamento da prova AMIGOS DO VKC!

Enfim, a polêmica chega ao fim e assim teremos grids cheios e emoção pra ninguém botar defeitos!

Estarei em Venâncio para fazer as narrações!
Aguardo todos lá!!

P.S: Caso você queira ler a matéria completa no site Kart Gaúcho e os comentários, acesse http://www.kartgaucho.com.br/web/index.php?menu=Noticia&noticia=12267

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Três Mudanças na Copa Gaúcha




Três modificações importantes foram noticiadas pela Federação Gaúcha de Automobilismo para a Copa Gaúcha, evento que será realizado no próximo final de semana (30 e 31) em Venâncio Aires.

A primeira delas diz respeito aos pneus, que anteriormente deveriam ser utilizados apenas novos. A FGA liberou a utilização também de pneus usados, da marca MG, vermelhos, para todas as categorias.

E a segunda é quanto aos para-choques, isto na categoria Pró 400, que na Copa Gaúcha terá a liberação deles, não necessitando mais usar os novos, de plástico, podendo utilizar os do tipo “goleirinha”.

Já a terceira determina nova carburação para a categoria Speed Kart.
Foi divulgada também a cor das placas e números de cada categoria. Confira:
Pró 400 Light – placa Branca/ Nº Vermelho
Pró 400 Livre Nacional – placa Preta/ Nº Branco
Pró 400 Livre Importada – placa Amarela/ Nº Preto
Pró 400 Plus – placa Azul/ Nº Amarelo
Cadete – placa Verde/ Nº Amarelo
Stock – placa Amarela/ Nº Preto
Speed A – placa Preta/ Nº Branco
Speed B – placa Branca/ Nº Preto



Fonte: FGA

terça-feira, 26 de maio de 2009

Kart Oeste movimentou Uruguaiana

Pilotos no pódio, ao lado do prefeito Sanchotene Felice (à esquerda)


No último fim de semana, a cidade de Uruguaiana, na fronteira oeste, recebeu mais uma etapa da Copa Kart Oeste de Kart. Destaque para o "Bola", de São Borja, que correu em todas as categorias, sendo campeão na Speed A e B e terceiro na PRO 400.

Confira os resultados de domingo, dia 24.

Speed B
1° Kart 6 Bola 22 pontos
2° Kart 5 Rosina 17 pontos
3° Kart 18 Elisio 17 pontos

Pró 400
1° kart 77 José 20 pontos
2° kart 35 Renato 17 pontos
3° Kart 7 Bola 13 pontos
4° kart 88 Diego & leandro 11 pontos
5° Kart 08 Ariosto & Juliano 10 pontos
6° Kart 17 Checo 9 pontos
7° Kart 80 Piconi 8 pontos
8° Kart 333 Thiago Borin 7 pontos
9° Kart 48 Mainardi & Larré 7 pontos
10° Kart 65 Irineu 6 Pontos
11° Rodrigo & Diego 4 pontos

Speed A
1° Kart 06 Bola 17 Pontos
2° Kart 46 Régis 17 Pontos
3° Kart 55 Clécio 17 Pontos
4° Kart 21 Rocha 16 Pontos
5° Kart 05 Rodrigo 13 Pontos

Fonte: AUA

Copa Gaúcha é neste fim de semana

A cidade de Venâncio Aires recebe, nos dias 30 e 31 de maio, a etapa única da Copa Gaúcha de Kart, prova que valerá ponto extra para o campeonato gaúcho em Passo Fundo. Serão oito categorias em disputa: cadete, stock 125cc, PRO 400 Livre Nacional, Pro 400 Livre Importada, PRO 400 Light, PRO 400 Plus, Speed A e Speed B.
Passo Fundo estará representada por oito pilotos, a maioria pela categoria PRO 400 Livre Nacional, além do piloto Victor Hugo Matzenbacker, vice-campeão Pan-Americano de Kart.

Para fazer o download do regulamento desportivo, acesse o site www.vkc.com.br

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Reportagem Pan e Sul-Americano de Kart

Pra quem ainda não assistiu à reportagem sobre a participação dos passofundenses no Pan e Sul-Americano de Kart, copie o link abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=jRKhPkYpPMU

O vídeo possui mais de 200 visualizações em menos de uma semana!!!

domingo, 17 de maio de 2009

Vale a pena assistir!

Já está disponível no site do YOUTUBE um clipe do PAN-AMERICANO DE KART, realizado no mês de maio no Velopark, em Nova Santa Rita.

São 4 minutos de vídeo. Destaque para as vibrações e pegas de João Marcelo Varaschin e ultrapassagens espetaculares de Victor Hugo Matzenbacker, além de pequenas cenas de André Matzenbacker torcendo pelo filho!

Copie o link abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=BjYCIs97Pe8

VALE A PENA CONFERIR!!!

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Sobre o Parilla RL 125cc

Ontem, conversei com o Rogério Werlang e ele me disse que tem interesse na aquisição do Parilla à água. Isso porque o motor tem uma duração de 15 horas e limitação de giro de 16.500 rpm. O custo gira em torno de R$5.000,00. No Velopark, os pilotos terão de comprar, mas os motores serão sorteados. Um dos fatores que chama a atenção é que a MG dará um jogo de pneus para os inscritos, o que baixa um pouco o custo desta prova.

Por enquanto, aqui no RS apenas o Velopark se mostrou interessado nesta categoria. Se houver realmente um custo acessível, teremos grids cheios nos próximos meses em diversos kartódromos. No Kartódromo Internacional da Granja Viana, já existe a categoria denominada "Executive", com idade que varia dos 20 aos 35 anos incompletos (aqui nós chamamos de "Sênior"). Lembrando que o motor não tem preparação.

Se for pra baratear o custo dos pilotos e fazer bons grids, torço pra que seja um sucesso! Quem sabe até o Kart Clube de Passo Fundo abra a categoria para o campeonato gaúcho deste ano!

Será que a moda vai pegar?

Motor refrigerado à água deve ser novidade em provas no RS.


Capitaneada pela dupla de pilotos Francesco Ventre e Fernando Pastro – e com apoio integral do Velopark – uma nova categoria está nascendo no Rio Grande do Sul. Mesmo nova, sua motorização não deverá ser novidade para muita gente, principalmente aqueles que participaram ou estiveram presentes no Open e no Sul-Americano de kart.

Com o nome ainda provisório de Copa Parilla ou Copa Yame MY9, a competição utilizará os motores Parilla MY 09 refrigerados à água, os mesmos usados pela Sênior na competição internacional do último final de semana no Velopark.

Ainda existem algumas indefinições, como por exemplo, dividir a competição em duas classes por idades, mas o que os organizadores pretendem neste momento é plantar a semente de um campeonato bem organizado – por pilotos e para os pilotos.

Vários deles, além de Ventre e Pastro, demonstraram grande interesse em participar e desta lista constam nomes como Rodrigo Miguel, Julio Pires, Fernando Wortmann, João Marcelo Varaschin, Fernando Júnior, Pedro Gomes, Roberto Gomes, Leonardo Rampazzo, Dudu Dieter, Josué Bronholo, Tiago Duarte e Patrícia de Souza.

Inicialmente, a categoria deverá ter vagas para 15 pilotos e para ter direito a esta vaga cada piloto deverá comprar um motor novo, que será entregue a um preparador – escolhido pelo grupo de pilotos –, que ficará com a custódia dos propulsores e fará as manutenções necessárias.

Para as provas, o formato deverá passar por sorteio dos motores antes da realização dos treinos, que serão em número total de dois, com 20 minutos de duração, aproximadamente. Da programação constará, é claro, a tomada de tempos e duas baterias de 15 ou 20 voltas. Para a segunda bateria o grid terá a inversão dos oito primeiros colocados na primeira. Na etapa seguinte a proposta inicial é de que os vencedores carreguem peso extra, o famoso lastro. Também a definir, a competição deverá ter cinco ou seis etapas, em rodada dupla.

Pneus grátis na abertura – Neste momento inicial, a competição recebeu hoje a notícia de que a MG Pneus prestigiará a categoria e fornecerá – sem custo para os pilotos – os pneus para a etapa de abertura.

Mais informações podem ser obtidas com Francesco Ventre e Fernando Pastro pelos fones (51) 81421790 e (54) 91713554, respectivamente.

Confira o calendário provisório:
1ª etapa – 27 de junho (sábado)
2ª etapa – 15 de agosto (sábado)
3ª etapa – 12 de setembro (sábado)
4ª etapa – 17 de outubro (sábado)
5ª etapa – 14 de novembro (sábado)
6ª etapa – a definir


Fonte: Erno Drehmer

quarta-feira, 13 de maio de 2009

João Marcelo Varaschin: o Papa-Léguas passofundense


João Marcelo Varaschin é o mais rápido da América do Sul na categoria F4 Sprinter. E isso ninguém tira dele. Aos 15 anos, ele foi o mais jovem piloto da categoria e mostrou experiência ao dar o bote na última volta da corrida de domingo pra ficar com o título. O piloto esteve sempre atrás de Rodrigo Miguel, que já representou o Brasil em um Mundial, na Itália, e que fez a pole no warm-up de sábado.

O atual campeão gaúcho da 125cc largou na segunda colocação, com Deivid Lopes e Pedro Castro fechando a segunda fila. Na chamada pré-final, no sábado, que definiu o grid da final de domingo, os quatro primeiros mantiveram as posições.

Antes da final, vale lembrar a preparação que o piloto passofundense teve para o campeonato. Desde a segunda-feira, João Marcelo esteve treinando no Velopark. Além do forte preparo, o piloto contou com três chassis Mini M2 2009. Além disso, a categoria contava com o sorteio dos motores. Durante a corrida, Rodrigo Miguel, que havia largado na frente, defendeu a posição. Mas, na última volta, o "Papa-Léguas" passofundense ultrapassou para, em seguida, receber a bandeira quadriculada. "Treinei muito durante a semana, pois sabia que o nível dos pilotos era extremamente elevado", comentou.

Essa é a primeira vez que um passofundense obtém um título da envergadura do kartismo. A competição, chancelada pela FIA, recebeu membros da comissão internacional de kart da entidade e o atual presidente da CBA, além de várias autoridades brasileiras e mundiais do automobilismo. A prova sul-americana vinha sendo realizada há vários anos na Argentina.

Bruno Santos e Rogério Werlang
Bruninho teve problemas com o chassi e fez o 20° tempo no warm-up de sábado, conquistou o 11° lugar na pré-final e ganhou mais uma posição no domingo, na final. Bruno é líder com folga no Sul-Brasileiro de Kart. Na Sênior, Rogério largou em 7° no sábado para completar em 6° na pré-final. Na decisão de domingo, cruzou a linha de chegada em 10°.

Copa Gaúcha de Kart
Agora os passofundenses se preparam para a Copa Gaúcha de Kart, em Venâncio Aires, que será nos dias 30 e 31 de maio. Estarei por lá fazendo a narração do evento que promete ser de alto nível, visto a grande preparação de pilotos gaúchos nas últimas competições.

Até lá!

terça-feira, 12 de maio de 2009

Victor Hugo Matzenbacker: você está neste mapa!



Preste bem a atenção neste mapa! Você consegue ter a dimensão do tamanho dos países que compõem a América do Sul? De tão pequenos que somos, não conseguimos enchergar pessoas no mapa!
Por isso, meu caro amigo Victor Hugo Matzenbacker, você conquistou a América! Tens o orgulho em dizer que és o segundo melhor piloto sul-americano da Cadete! Ninguém consegue provar que é o melhor em apenas uma oportunidade. Pra se vencer, existe uma série de fatores que levam à vitória. E você provou pra si mesmo que tens capacidade de competir com igualdade como qualquer outro piloto da sua categoria. Às vezes, os ventos sopram contra a maré. Outras, sopram a favor. É assim no esporte também.

O melhor de tudo isso é que você foi o segundo lugar lutando até o fim com bravura, determinação, talento e principalmente humildade. Eram mais de 30 pilotos de todas as partes da nossa América e você foi um dos melhores. Sempre andando no pelotão da frente, o que por si só já demonstra o respeito que os pilotos e equipes tiveram por você!

Só o fato de você ser quem todos conhecem, já é motivo para comemorarmos!

Parabéns, CAMPEÃO!

Giscar vence a segunda bateria e sobe para 4° no campeonato outdoor

Realizada a Sexta Etapa do Campeonato Passofundense de Kart Outdoor, muitas ausências foram notadas, e a prova se realizou com poucos participantes. Daniel, Arthur e Titi que participaram das baterias, não terão os pontos computados, em função de terem apenas "quebrado um galho". De qualquer forma vale salientar que Arthur venceu a primeira bateria e Daniel ficou em segundo na segunda. Os resultados apenas com os competidores do campeonato nessa sexta etapa assim ficou:

Pole: Rogério Werlang.


Primeira Bateria: 1. Rogério Werlang; 2. Glaucio Luiz Sganzerla; 3. Victor Hugo Matzenbacker; 4. João Marcelo Varaschin; 5. Joel Muxfeldt; 6. Giscar Muller; 7. Fabio Volpi; 8. Augusto Fragomeni Olivaes; 9. Rafael Kneipp Giareta. Melhor volta: Rogério Werlang.


Segunda Bateria: 1. Giscar Muller; 2. Glaucio Luiz Sganzerla; 3. Guilherme Zottis; 4. Luís Henrique Zottis; 5. João Marcelo Varaschin; 6. Fabio Volpi; 7. Rafael Kneipp Giareta; 8. Joel Muxfeldt; 9. Cleomar Zottis; 10. Augusto Fragomeni Olivaes; 11. Victor Hugo Matzenbacker; 12. Rogério Werlang. Melhor volta: Guilherme Zottis.


E, assim ficou o campeonato, quando faltam apenas 4 etapas para o encerramento:

1. Glaucio Luiz Sganzerla (Williams) - 201 pontos (4 vitórias, 1 pole, 3 melhores voltas);


2. Victor Hugo Matzenbacker (RBR) - 155 pontos (2 vitórias, 0 pole, 3 melhores voltas);


3. Rafael Kneipp Giareta (Force India) - 142 pontos (0 vitória, 0 pole, 1 melhor volta);


4. Giscar Muller (Force India) - 140 pontos (1 vitória, 0 pole, 0 melhor volta);


5. Guilherme Zottis (McLaren) - 129 pontos (1 vitória, 1 pole, 2 melhores voltas);


6. Cleomar Zottis (STR) - 126 pontos (1 vitória, 1 pole, 1 melhor volta);


7. Rafael Ferreira (Ferrari) - 120 pontos (1 vitória, 0 pole, 0 melhor volta);


8. Fabio Volpi (Renault) - 97 pontos;


9. Joel Muxfeldt (Ferrari) - 95 pontos;


10. Luís Henrique Zottis (Toyota) - 84 pontos;


11. Dante Heckler (Renault) - 78 pontos (0 vitória, 1 pole, 0 melhor volta);


12. Tiago Martins Xavier (Williams) - 69 pontos;


13. João Marcelo Varaschin (RBR) - 62 pontos (1 vitória, 1 pole, 1 melhor volta);


14. Priscila Fortes (Toyota) - 45 pontos;


15. Augusto Fragomeni Olivaes (STR) - 42 pontos;


16. Mauricio Kneipp Giareta (Mclaren) - 35 pontos;


17. Miguel Nadin (McLaren) - 33 pontos;


18. Rogério Werlang (Toyota) - 31 pontos (1 vitória, 1 pole, 1 melhor volta);


19. Adriano Hartman (RBR) - 15 pontos.


E o Campeonato de Construtores:


1. Force India - 282 pontos;


2. Williams - 270 pontos;


3. Red Bull Racing (RBR) - 232 pontos;


4. Ferrari - 215 pontos;


5. McLaren - 197 pontos;


6. Renault - 175 pontos;


7. Scuderia Toro Rosso (STR) - 168 pontos;


8. Toyota - 160 pontos.


A PRÓXIMA ETAPA ESTÁ MARCADA PARA O PRÓXIMO DIA 29/05/2009, SEXTA-FEIRA, ÀS 19H 30MIN, e o traçado será, novamente, escolhido entre os pilotos antes da largada, já que estava previsto o oval com chincane, e esse não será possível. Até lá! Abraços a todos!

domingo, 3 de maio de 2009

Deivid Lopes vence e assume a liderança da Novatos




O piloto gaúcho Deivid Lopes vem fazendo bonito na 2ª etapa do Sul-Brasileiro de Kart. Mesmo chegando em quarto lugar na primeira bateria, ele buscou a vitória até o final na manhã de hoje. Com um pega pra lá de emocionante com o Guto Bertuol, Deivid soube segurar o adversário que pressionava o tempo todo. A partir da décima quinta volta, o gaúcho abriu vantagem de mais de meio segundo pro paranaense e administrou até o final da segunda bateria. Com o resultado, Deivid Lopes está na liderança da Novatos com 49 pontos, seguido por Carlos Heinen Filho com 45. Gustavo Bertuol é o terceiro com 39 pontos, o mesmo número de pontos de Marcos Wormsbecker.

Carlos Heinen Filho, que até então segurava a terceira posição, acabou sendo ultrapassado nas últimas voltas pelo paraguaio Marcos Wormsbecker.


Confira o resultado da 2ª bateria:




Fonte: site cronoelo

sábado, 2 de maio de 2009

Victor Matzenbacker vence a primeira de ponta a ponta

Foto: Mister Shadow


O "gauchinho voador" não poderia começar melhor a 1ª etapa do Sul-Brasileiro de Kart, disputado em Guarapuava, no Paraná. No sábado, Victor Hugo largou na pole e manteve uma vantagem considerável para o segundo colocado. Com o novo equipamento da Techspeed, o passofundense fez uma prova digna de sua qualidade, deixando os líderes do campeonato - Bruno Bertoncello e Vinícius Papareli - para trás.

Confira o resultado da primeira bateria:
1 Victor Matzenbacker (RS) – 15 voltas
2 Igor Nogueira (PR) – a 2.090
3 Bruno Bertoncello (RS) – a 2.255
4 João Vieira (TO) – a 2.375
5 Vinícius Papareli (SP) – a 4.100
6 # 25 Oliveira – a 6.665
7 Luizmar Kfaszeniak (PR) – a 11.454
8 Mateus Wagner (PR) – a 13.029
9 Fernando Bueno (PR) – a 17.766
10 Jordan Taufer (SC) – a 30.636
11 Gabriel Leão (DF) – a 7 voltas