Estive em Venâncio Aires, neste final de semana, para narrar as provas da Copa Gaúcha de Kart, que teve a participação de 26 pilotos em oito categorias. Fui no meu carro acompanhado do amigo/piloto Lucas Borges e combinamos de encontrar com o André Matzenbacker e família no posto Basso, no trevo de saída pra Ernestina. Saímos no sábado, por volta das 5:30h da manhã e chegamos em Venâncio eram perto das 8 horas. Começou a cair uma chuvarada por volta das 9 da manhã, o que se prolongou durante toda a tarde e noite. Mesmo assim alguns corajosos foram pra pista passar o chassis. Surgiam algumas dúvidas quanto ao regulamento da Copa, como por exemplo, a utilização da marca do pneu, peso da categoria PRO 400 e o para-choque traseiro. Só pra ficar claro que a realização da prova foi do VKC e a supervisão da FGA. Por isso, tudo o que fosse relacionado a regulamento seria de responsabilidade da Federação. No briefing de domingo, o diretor de prova Faísca colocou algumas observações do regulamento técnico e desportivo. Quando citou que as baterias da PRO 400 teriam a duração de 30 minutos, houve protestos de pilotos da categoria. Depois, em reunião fechada entre comissários, decidiram alterar pra vinte voltas.
Gostaria de fazer algumas considerações pelo o que ouvi nos bastidores: a taxa de inscrição era de R$150. O combustível deveria ser pago separadamente no valor de R$5 o litro. Os pneus deveriam ser da marca MG, pois o mesmo tem homologação da FGA, o que encarece o custo. Houve muitas reclamações da prova por parte dos pilotos, com relação aos custos absurdos de uma prova supervisionada pela FGA. Alguns diziam que era melhor fazer uma regional, nos moldes da Prova Amigos do VKC, ocorrida em abril deste ano. O que me surpreendeu mais em tudo isso foi o valor que a Federação Gaúcha de Automobilismo cobrou do Venâncio Kart Clube: R$6.000,00. Isso mesmo! Faça a conta: multiplique o número de pilotos inscritos (26) pelo valor da inscrição (150). O resultado é de R$3.900!!! Até eu fui prejudicado com tudo isso. Tive que receber pela narração um valor simbólico para ajudar a diretoria do VKC a pagar os custos da prova!!!
Para onde vai este dinheiro? O que a entidade máxima do automobilismo gaúcho faz com esse valor? Quais são os investimentos? Onde querem chegar? Por que cobrar um valor tão absurdo que não paga nem os custos da prova? A FGA é a favor ou contra o kartismo gaúcho?
A direção do VKC procurou o presidente da FGA para esclarecer o valor a ser pago, mas ele não quis recebê-los num hotel de uma cidade ali perto. Porquê?
É lamentável atitudes como estas acontecerem num esporte tão praticado aqui no RS e que ganha cada vez mais adeptos em kartódromos gaúchos. A saída é copiar a idéia do Bagé Kart Clube. Lá os mais de 60 pilotos que correm de motor RD não precisam pagar carteira, não se incomodam com gastos de regulamento, cinco quilos de alimentos não-perecíveis é o valor da inscrição e o melhor: a FGA não dá pitaco! Aliás até tentaram entrar lá, mas sem sucesso...
Não queremos a extinção da FGA e nem somos contra. Apenas somos a favor de uma política de consenso entre quem organiza e quem participa das competições de kart. Em nome dos pilotos e diretorias de kartódromos, pedimos provas com custos mais acessíveis para que tenhamos mais pilotos prestigiando o nosso esporte! Tenho certeza de que a FGA entende esse pedido e vai continuar trabalhando para o crescimento do kartismo gaúcho!
Rafael! Assim como teus conterrâneos, somados aos pilotos de Bagé, Alegrete, Carazinho, POA ... (desculpe se esqueci alguma cidade) vcs são heróis e icentivadores do esporte!!! Muito grato pela presença de vcs! Mesmo que nas circunstâncias supra citadas! Foste muito feliz em suas colocações! Nota-se que és jornalista!
ResponderExcluirAté o próximo GRID!
Felipe_27 400PLUS
É isso aih Rafael, sabe que há muito tempo esse é o problema do esporte!
ResponderExcluirMas, a coisa tá cada vez mais complicada!
Abraço
Arthur
A FGA indo de encontro às idéias da nova diretoria da CBA. Vergonhoso!!! Lamentável!!! Insustentável e ridículo!!! Sinceramente? Não me surpreende Federação de Estado fazer essas barbaridades, no PR isso também já aconteceu. Resultados dessa arrogância com misto de arbítrio? Grids vazios e "extinções" de kartódromos. Também, "pra quê dar bola àqueles interioranos que se acham pilotos"? Parabéns pelo teu trabalho Rafa, como sempre mandando bem...
ResponderExcluirGlaucio
lamentável... assim fica difícil!!!!!!
ResponderExcluirperaí, mas taxa se manteve ???
ResponderExcluirme caiu os butiás do bolso ....
Maurobala
Rafael! Uma ótima colocação sua á partir de uma lamentável e vergonhosa FGA!!! O que estão querendo fazer???? Acabar de vez com nossos kartistas gaúchos??? Pareçem que estão conseguindo!!! Pois o que se vê é a cada prova menos pilotos participantes. Uma prova disso foi em Venâncio Aires, mês passado em uma prova festiva reunimos 50 pilotos vindos de todos os lugares, agora com a "supervisão" da FGA conseguiram reunir 26 pilotos!!!! Alguém notou diferença??? O que será que está errado??? vamos fazer rápidinho uma conta: 200 carteiras de pilotos no estado = R$ 60.000,00!!!! Mais R$6.000,00 por prova com "supervisão" FGA... onde está esse dinheiro????? estão apoiando onde o kart??? Se continuar assim ANO QUE VEM NÃO EXISTE MAIS KART NO RS!!!!! Acho que está mais do que na hora de se repensar essas coisas... Para fazer uma prova com mais de 50 kart só se for sem FGA!!!!!! Acho que vamos ter que nos juntar ao Bagé kart clube....que a cada prova coloca mais karts em suas provas...Pois está complicando cada vez mais a coisa..
ResponderExcluirJonas.
Só para contar, vocês sabem que a federação tentou cobrar do pablo R$2500,00 na prova festiva do mes passado em venancio ? Não sei se conseguiram pois o pablo emputeceu. Se alguem sabe se conseguiram ou não, favor dizer. Quanto ao seu faisca é uma vergonha ele acompanhar as provas como representante da FGA, pois normalmente não esta a par do regulamento da prova, não enxerga nenhuma irregularidade ou porra alguma. Se é so para dar aquele discursinho antes da prova qualquer um faz.
ResponderExcluirFederação tem que ser forte, e para isto tem que ter pessoas fortes, para poder justificar cobranças de seus valores.
A cobrança ou não de valores pela federação não vou entrar no merito, mas sim em seu valor. Não justifica 6000,00 em uma prova que arrecadou em inscriçoes 3900,00. Temos certeza assim que a presença da FGA no estado é meramente arrecadatoria, pois não vemos ninguem da mesma trabalhando para facilitar e formar grids. Quando se tem noticias da FGA é sempre sobre polemicas que a mesma causa,seja pela péssima supervisão das provas, pelo valores cobrados, etc..
ResponderExcluirEstou a +- 1ano e meio no Kartismo e até hoje ninguem me disse ou vi alguma noticia que dissese algo bom sobre a atuação da FGA sobre o Kartismo no RS.
André
Sobre os comentários acima, tenho a dizer que diversas vezes já foi "tentado" a façanha de dialogar com a federação, mas eles são os donos da razão, então resolvi boicotar a federação, onde eles vão não piloto e pronto, com certeza o nível da penultima prova de venancio estava muito mais alto que o da "copa gaúcha". Portanto particularmente prefiro andar citadinos com um baita grid do que essa "copinha gaucha".
ResponderExcluirLeonardo
Apenas um parenteses: segundo informacoes extra-curriculares, a FGA voltou atras e não cobrou taxa nenhuma das que acima foram ditas pessoal...nenhum valor foi cobrado pra realizacao das provas!
ResponderExcluirPessoal! O valor de R$6.000 cobrado da FGA para a realização da Copa Gaúcha foi dito pelo presidente do VKC, Bayard (Lefa). Não posso acreditar que ele tenha dito isto pra nos fazer de "bobos"... Vou ligar pra ele e também tentar entrar em contato com o presidente da FGA.
ResponderExcluirnao foi cobrado os R$6000,00 mas foi feito um acordo sobre o valor.. não sei como ficou.. mas algo foi pago sim
ResponderExcluirPrimeiro precisamos saber se realmente cobraram a taxa depois....
ResponderExcluirMas enfim creio quem deva haver bom senso do pessoal da FGA sobre valores a cobrar, 6mil é muito incoerente com o kartismo atual.
Se houvessem grid cheios devido a fomentação da FGA a conversa seria outra.
Por falar nisto, quem fomenta o kart no RS? Seria muito interessante responder esta pergunta. Creio que alguns clubes, preparadores e pilotos estejam fazendo isso mas sempre lutando contra a maré.
Leonardo Rampazzo
ola Rafael.. sou de Gramado Rs, temos um cartodromo particular aqui na cidade a uns dois anos atraz tivemos a infelicidade de realizarmos um campeonato com supervisão da Fga .... bom pra começar no dia da prova dos 18 pilotos(2 com carteira)o resto todos sem... pois então o diretor de prova chegou e FALOU ...QUE Ñ TEM CARTEIRA Ñ CORRE...ai foi um deus nos acuda. enfim depois disso acabou o Kart em Gramado...a maiorinha vendeu pr causa dos custos..abraço
ResponderExcluirOlá, amigo de Gramado-RS!
ResponderExcluirEste tipo de atitude da FGA desmotiva pilotos, equipes e dirigentes de kartódromos a incentivarem o kart.
É uma pena que isto tenha acontecido aí com vocês! Aliás, que atitude mais anti-democrática, hein??
Quer dizer q só dois pilotos correram? ou a FGA fez todo mundo comprar carteira??
O negócio é arranjar um jeito de correr apenas por brincadeira, ou seja, no indoor!!
Abraço!
Fga? qq é isso? ando de kart ha 2 anos e nunca ouvi falar deles :)
ResponderExcluirAcho que principalmente voce e todos os outro que aqui participaram deveriam ser melhor informados para poderem falar e culpar alguem.Praticamente tudo que aqui foi falado não é a VERDADE.Procurem se informar para então criticar.
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