terça-feira, 28 de abril de 2009

Pneus SPEED conquistam kartismo nacional


Uma marca de pneus pouco conhecida no estado de São Paulo, mas muito utilizada no Sul do país, deve aproveitar a janela de homologação em 2010 para colocar ‘oficialmente’ seus modelos nos campeonatos de kart. A Speed surgiu em 2008 no Rio Grande do Sul e hoje já é fornecedora de 90% dos campeonatos do estado. À frente deste projeto está Jucinei Pereira, mais conhecido como Nei. Ex-funcionário da Pneubrás (que atuou no kartismo nacional na década de 90) este catarinense começou a desenvolver seu pneu em 1996. Em abril de 2008 colocou na pista o primeiro composto da sua marca própria e ouviu muitos elogios dos pilotos. Hoje, além do grande mercado no Rio Grande do Sul, ele fornece pneus para campeonatos em Brasília, Minas Gerais, Foz do Iguaçu, Rondônia e Santa Catarina. Além de exportar para o vizinho Paraguai.
A fábrica, que fica na cidade gaucha de São Leopoldo, produz em média três mil pneus por mês. São compostos para kart-indoor e karts de competição – cujo composto mais duro, de selo “Vermelho”, é o carro chefe da fábrica. Ainda existe um composto de selo “amarelo” em desenvolvimento, assim como compostos de chuva. Apesar de já produzir pneus quando foi feita a última homologação - em 2007 -, os altos custos não permitiram a Speed de participar do processo. “Já tinha condições de participar desta homologação no fim de 2007. Mas a maneira como era na gestão do Pedro Sereno, como eu devia pagar, era impossível. Na época ficaria em torno de 120 mil reais. Pelo o que já conversei com a nova CNK na próxima homologação vai ficar mais fácil”, comentou Jucinei para a reportagem do Allkart.net. Atualmente o valor dos pneus da fábrica gaúcha é um pouco inferior aos da MG. “Tudo depende do representante. O meu fica um pouco mais barato porque vendo direto para os campeonatos. Mas se for participar de uma competição onde também tem MG, os preços ficam bem parecidos”, disse o fabricante.
Um jogo de pneus Speed custa (para o revendedor) R$ 330,00 e de kart-indoor, R$ 260,00. Ele completa: “Os pneus da MG tem que custar mais caro que os meus pela estrutura deles, que é bem maior que a minha”, pondera o gaúcho. Perguntado onde o pneu Speed é melhor que o da MG, Nei Pereira foi sincero. “Meu pneu não é melhor que o da MG. Também não é pior. Tudo depende da pista. Tem pista aqui no Rio Grande do Sul que sou mais rápido e outras que não viro tão bem. Não adianta eu fazer um pneu mais rápido que o da MG e não durar, ou fazer um pneu que dura mais e não ‘vira’ rápido. Minha qualidade é muito parecida que a do concorrente”, aponta. Os pneus Speed são desenvolvidos por pilotos gaúchos nas pistas de Tarumã, Velopark e Farroupilha.
Fonte: Nei Tessari / São Paulo

Sul-Brasileiro: Victor Hugo só pensa em vitória na 2ª etapa

Victor Matzenbacker pronto pra encarar a 2ª etapa do Sul-Brasileiro



Após a vitória na cadete no Open do Panamericano de kart, realizado no Velopark, no último dia 19, o "Gauchinho Voador" volta as atenções para o Sul-Brasileiro deste fim de semana. Realizando apenas um treino no sábado, ele já apresentou um ótimo tempo que serviu de base para as baterias de domingo. Porém, as condições do tempo mudaram drasticamente e a chuva prejudicou o decorrer da prova. "Acabei me atrapalhando com outros pilotos na tomada de tempo. Só consegui fazer duas voltas boas antes de começar a chover e tive que parar", observa o piloto.

A tomada de tempo rendeu a segunda colocação no grid de largada, posição que já deixou para trás logo na primeira curva, onde assumiu a liderança para não mais perder. A segunda bateria não foi realizada devido a intensa chuva que prejudicou rendimento dos motores de todos participantes que, por unanimidade, optaram por não realizar a segunda bateria. Tal decisão deu a Victor Hugo a vitória. "Queria ter corrido na chuva na segunda bateria, principalmente pra treinar, mas estou contente com a conquista e sei que agora estou melhor preparado para o Pan-Americano", projeta.

Após ter conquistado também a vitória na 1ª Etapa da Super Copa de Kart, em Passo Fundo, no começo do mês, o piloto está concentrado para 2ª Etapa do Sul-Brasileiro que se realizará neste final de semana em Guarapuava-PR. "Estou focado e preparado, pois preciso de um bom resultado nessa etapa e vou dar tudo de mim pra conseguir. Já andei lá e gosto da pista, só espero desta vez contar também um pouco com a sorte", finaliza Matzenbacker.

Este ano, Victor Hugo Matzenbacker contará com o patrocínio da TREVIPART, através do empresário gaúcho Paulo Trevisan, grande incentivador do kartismo e responsável pelo acervo do Museu do Automobilismo Brasileiro, sediado em Passo Fundo/RS.


Quem venceu?


A cronometragem da prova AMIGOS DO VKC deu a vitória ao Abner Alba (17), porém o piloto Leonardo Rampazzo (46) diz que foi o vencedor da Pro Light... Conforme Felipe Betti, o erro já foi corrigido!

segunda-feira, 27 de abril de 2009

7 pilotos de Passo Fundo na Prova Amigos do VKC


Neste último fim de semana, dias 25 e 26 de abril, o Venâncio Kart Clube (VKC), localizado na cidade de Venâncio Aires (RS), foi o palco para a "Prova Amigos do VKC de Kart". O evento recebeu mais de 40 pilotos, divididos nas categorias Speed, 125cc e Pró 400 (Livre, Light e Plus).

O domingo foi de muita velocidade e excelentes disputas. O evento foi uma realização da Pablo Racing Kart, em parceria com o Venâncio Kart Clube, tendo a supervisão da FGA.

Passo Fundo esteve representado por 7 pilotos na categoria Pro 400 Livre Nacional. São eles: Luiz Flávio Barth (Nêne), Lucas Goelzer Borges (Inhaca), Daniel Razzera (Burati), Valdemir Pinicioli (Chico), André Dal Castel e Cristian Dal Castel. O melhor resultado dos passofundenses foi de Dani Burati, conquistando o quarto lugar na categoria. A equipe PLANET KART teve um bela apresentação nos treinos livres e provas, mas devido a quebras de motores do Chico, do Inhaca e do Nêne não foi possível subir ao pódio.

Confira os resultados:

PRO 400 LIVRE NACIONAL

1° Leonardo Metzdorf
2° Carlos Eduardo Maciel
3° Abner Alba
Daniel Razzera - Passo Fundo
5° André Gonçalves da Silva

PRO 400 LIVRE IMPORTADA

1° Otavo Bonder
2° Nívio Trevisol
3° Jorgeomar Brasil/Nicola Guerrieri
4° Lucio Flávio Metzdorf Filho
5° Vinicius Pilz/Pedro Borges

PRO 400 PLUS

1° Ricardo Nunes
2° Mauro "Bala"
3° Ricardo da Costa
4° Bayard Santos
5° Lorenço Feldens

PRO 400 LIGHT

1° Abner Alba
2° Leonardo Rampazzo
3° Alfredo Assmann
4° Felipe Betti
5° Carlos Gustavo Schinestzki
6° Luiggi Alba
7° Jéfferson Antunes

125cc

1° Fábio Medina Maciel
2° Alexandre Pedroso
3° Pedro Luis Veronese

Speed Kart A - 165kg

1° Jonas Simon
2° Analino Sirtuli

Speed Kart B - 180kg

1° Henrique Augusto Uebel
2° Leandro de Fraga

Estreante, João Marcelo Varaschin vence a primeira no Out Door

Após a Quinta Etapa, chegamos à metade do campeonato, que cada vez mais pega fogo! Confira o resultado da prova realizada em circuito interno normal, já que o oval foi vetado pela organização da prova. Dessa forma, a sétima etapa consequentemente também terá reavaliado o traçado. A decisão sobre qual adotar será feita antes da etapa pelos pilotos:


Quinta Etapa do Campeonato - resultados:

Pole: João Marcelo Varaschin.

Primeira Bateria:


1. João Marcelo Varaschin;
2. Fabio Volpi;
3. Guilherme Zottis;
4. Victor Hugo Matzenbacker;
5. Luís Henrique Zottis;
6. Giscar Muller;
7. Dante Heckler;
8. Glaucio Luiz Sganzerla;
9. Rafael Kneipp Giareta;
10. Rafael Ferreira;
11. Tiago Martins Xavier;
12. Cleomar Zottis;
13. Joel Muxfeldt;
14. Augusto Fragomeni Olivaes.

Melhor volta: João Marcelo Varaschin.


Segunda Bateria:

1. Victor Hugo Matzenbacker;
2. Rafael Kneipp Giareta;
3. Rafael Ferreira;
4. Glaucio Luiz Sganzerla;
5. Joel Muxfeldt;
6. Cleomar Zottis;
7. João Marcelo Varaschin;
8. Giscar Muller;
9. Augusto Fragomeni Olivaes;
10. Dante Heckler;
11. Guilherme Zottis;
12. Tiago Martins Xavier;
13. Luís Henrique Zottis;
14. Fabio Volpi.

Melhor volta: Victor Hugo Matzenbacker.

E, assim ficou a pontuação, com alterações na parte de cima do campeonato, quando chegamos à metade do mesmo:


1. Glaucio Luiz Sganzerla (Williams) - 161 pontos (4 vitórias, 1 pole, 3 melhores voltas);

2. Victor Hugo Matzenbacker (RBR) - 134 pontos (2 vitórias, 0 pole, 3 melhores voltas);

3. Rafael Kneipp Giareta (Force India) - 126 pontos (0 vitória, 0 pole, 1 melhor volta);

4. Rafael Ferreira (Ferrari) - 120 pontos (1 vitória, 0 pole, 0 melhor volta);

5. Cleomar Zottis (STR) - 119 pontos (1 vitória, 1 pole, 1 melhor volta);

6. Guilherme Zottis (McLaren) - 114 pontos (1 vitória, 1 pole, 1 melhor volta);

7. Giscar Muller (Force India) - 105 pontos;

8. Dante Heckler (Renault) - 78 pontos (0 vitória, 1 pole, 0 melhor volta);

9. Fabio Volpi (Renault) - 78 pontos;

10. Joel Muxfeldt (Ferrari) - 75 pontos;

11. Luís Henrique Zottis (Toyota) - 70 pontos;

12. Tiago Martins Xavier (Williams) - 69 pontos;

13. Priscila Fortes (Toyota) - 45 pontos;

14. João Marcelo Varaschin (RBR) - 36 pontos (1 vitória, 1 pole, 1 melhor volta);

15. Mauricio Kneipp Giareta (McLaren) - 35 pontos;

16. Miguel Nadin (McLaren) - 33 pontos;

17. Augusto Fragomeni Olivaes (STR) - 28 pontos;

18. Adriano Hartman (RBR) - 15 pontos.


E o campeonato de construtores:

1. Force India - 231 pontos;

2. Williams - 230 pontos;

3. Ferrari - 195 pontos;

4. Red Bull Racing (RBR) - 185 pontos;

5. McLaren - 182 pontos;

6. Renault - 156 pontos;

7. Scuderia Toro Rosso (STR) - 147 pontos;

8. Toyota - 115 pontos.


A próxima (sexta) etapa será disputada no próximo dia 11/05/2009, segunda-feira, às 19h 30min, e a previsão é de traçado inteiro com curva do pinheiro. Se, em caso de não haver luminosidade suficiente, será decidido pelos presentes sobre novo traçado a ser adotado. Até lá!

sexta-feira, 24 de abril de 2009

14 pilotos confirmados pra hoje à noite

Segue lista atualizada dos confirmados para hoje, na quinta etapa do Campeonato Passofundense de Kart Outdoor. São 14 nomes, ou seja, resta uma vaga em aberto (disponíveis 15 karts para aluguel). Se alguém se dirigir até lá hoje a noite, às 19h 30min, e essa vaga estiver em aberto, poderá andar conosco! Segue a listagem dos pilotos que estarão hoje, confira se seu nome consta. Verifiquem o alto nível da competição, conforme descrição de cada um:

- Victor Hugo Matzenbacker (piloto de kart profissional, bicampeão gaúcho e campeão catarinense 2008 cat. cadete);

- Guilherme Zottis (campeão gaúcho de motocross profissional e piloto de kart outdoor desde 2007);

- Rafael Kneipp Giareta (piloto de kart outdoor desde 2007 e vice-campeão categoria imprensa Super Copa de Kart Passo Fundo 2009);

- Cleomar Zottis (piloto de motocross profissional e de kart outdoor desde 2007);

- Giscar Müller (piloto de kart outdoor desde 2007, organizador do campeonato);

- Fabio Volpi (piloto de kart outdoor desde 2008);

- Luís Henrique Zottis (piloto de motocross profissional, e de kart outdoor desde 2007);

- João Marcelo Varaschin (piloto de kart profissional, campeão gaúcho 2008 cat. graduados);

- Tiago Martins Xavier (piloto de kart outdoor desde 2008);

- Joel Muxfeldt (piloto de kart outdoor desde 2007);

- Dante Heckler (piloto de kart outdoor desde 2008, pole na primeira etapa);

- Augusto Fragomeni Olivaes (piloto de kart outdoor desde 2007);

- Rafael Ferreira (piloto campeão de kart categoria imprensa Velopark 2008 e campeão categoria imprensa Super Copa de Kart Passo Fundo 2009);

- Glaucio Luiz Sganzerla (piloto de kart profissional desde 1992).


Grande abraço e até mais tarde!

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Kart Out Door: 5ª etapa acontece nesta sexta

Segue a lista dos, até agora, confirmados para a Quinta Etapa do Campeonato Passofundense de Kart Outdoor, a acontecer na próxima SEXTA-FEIRA, DIA 24/04/2009, ÀS 19H 30MIN. Verifique se seu nome está na lista:
1. Glaucio Luiz Sganzerla;
2. Victor Hugo Matzenbacker;
3. Guilherme Zottis;
4. Rafael Kneipp Giareta;
5. Cleomar Zottis;
6. Giscar Müller;
7. Fabio Volpi;
8. Luís Henrique Zottis;
9. Mauricio Kneipp Giareta;
10. Tiago Martins Xavier;
11. Joel Muxfeldt;
12. Dante Heckler;
13. Augusto Fragomeni Olivaes;
14. Rafael Ferreira.
Se alguém não puder participar, por favor nos informe a tempo, pois existem outros participantes interessados. De qualquer forma, quem tiver disponibilidade de se dirigir até o kartódromo no horário da próxima etapa e, no caso de sobrar vagas, poderá participar. Tenho alguns nomes pendentes: Priscila Fortes, Diego Fortes, Rogério Werlang, Eduardo Pedott e João Marcelo Varaschin. Como temos somente 16 karts, no máximo, disponíveis, a marca não poderá ultrapassar 15 karts no grid. Por isso, quem realmente não for, da lista de 14 nomes acima, por favor, nos informe. E quem deseja participar, em caso de alguém desconfirmar, também me comunique, que colocaremos como prioridade.
Obrigado
Grande abraço e até sexta!

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Como nos velhos tempos...


Renato Reschke comemora o retorno ao kartismo com vitória na PRO-400, em Uruguaiana.

Apesar da chuva que caiu no Kartódromo Internacional de Uruguaiana, o bom nível técnico dos pilotos prevaleceu nesta primeira etapa do Citadino. Na categoria PRO-400 alguns pilotos formaram duplas, pois muitos tem o kart em sociedade! O exemplo está nas duplas Thiago Borin/Marcelo Balestra e Checo/Luiz Alberto Barbará Gonzales (pai e filho). No lugar mais alto do pódio o multicampeão Renato Reschke, de 26 anos, que após a ausência na última prova por problemas de saúde, faz valer a pena seu retorno e venceu a primeira etapa do Citadino de kart.

Na Speed Kart A, melhor para Fernando Figueiró que suportou o sufoco de Clécio Bortolazzo até o final. Já na Speed Kart B, o vencedor foi Rodrigo Rosina que retornou ao kart depois de mais de 15 anos sem correr.

Confira os resultados:

Pro-400

1° Renato Reschke
2° Jair de Paula JR (São Borja)
3° Thiago Borin/Marcelo Balestra
4° Checo/Beto
5° Fabiano Piconi

Speed Kart A

1° Fernando Figueiró
2° Clécio Bortolazzo
3° Jair de Paula JR. (São Borja)
4° Rocha (Alegrete)
5° Régis Konish

Speed Kart B


1° Rodrigo Rosina
2° Jair de Paulo JR. (São Borja)

terça-feira, 14 de abril de 2009

Prova de kart em Uruguaiana será neste final de semana


A cidade de Uruguaiana, na Fronteira Oeste do RS, fará a primeira prova do ano neste final de semana no kartódromo Internacional de Uruguaiana. Após o sucesso da Copa Kart Oeste em outubro do ano passado, onde registrou um público de mais de 500 pessoas, agora a Associação Uruguaianense de Automobilismo retoma suas atividades com uma prova regional nas categorias PRO-400 e Speed Kart A e B.

INSCRIÇÕES
As inscrições serão realizadas no dia da prova. Os valores são de R$50 para um categoria, R$75 para duas categorias e R$100 para participar de todas as categorias.

WARM-UP
Serão realizados dois treinos de aquecimento nos dias das provas, pela manhã com duração de 40 minutos e outro com 30 minutos, antes das atividades oficiais, em horário a ser determinado no Regulamento da Prova.

TOMADA DE TEMPO
O piloto terá a oportunidade de realizar o menor tempo no circuito em apenas três voltas. Será expressamente proibido qualquer tipo de manutenção do kart na pista.

COMBUSTÍVEIS
Os combustíveis que serão utilizados (gasolina e álcool) deverão ser de responsabilidade dos pilotos.

PNEUS
As categorias Speed Kart A e B utilizarão pneus vermelhos. Já a categoria PRO-400 utilizará pneu azul. O mesmo jogo de pneus deverá valer para a tomada de tempo e baterias.

PESO
Speed Kart A: 165 kg
Speed Kart B: 185 kg
PRO-400: 190 kg

O Citadino de Uruguaiana terá quatro etapas, sendo a primeira neste domingo, 19/04. As próximas etapas serão definidas pela organização da AUA.

Pra quem quiser saber mais sobre o regulamento técnico e desportivo, mande um e-mail para fabianoferracini@yahoo.com.br

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Toque espetacular!!!


"O clic certo na hora certa". A foto de Mister Shadow mostra o momento exato da disputa entre Roberto Gomes e Emiliano Ferreira, nos treinos livres, que ocasionou na perda do pneu traseiro esquerdo! Imagine se fosse pra valer!!!

Do "estacionário" para o "2 tempos"

Pra quem é acostumado a correr em um kart com motor 13HP e, de uma hora pra outra, resolver experimentar a potência de um 125cc, fica mais complicado se adaptar tecnicamente. Isto aconteceu com o passofundense Rogério Werlang, na primeira etapa da Super Copa, em Passo Fundo. Teve pouco tempo para adaptação de um chassis recém adquirido. Nos treinos livres, Rogério tentava acertar o melhor traçado com um motor de "retomada", diferente do que costuma correr. O motor se apresentou com um ótimo rendimento principalmente no treino classificatório, no qual conquistou a pole.




A bela apresentação do Rogério na 125cc deve ser aplaudida por quem acompanha essa fera nas provas. Quem o conhece, sabe que tem talento. Talvez este seja o primeiro passo para seguir também na categoria. Outro que mostrou bravura foi o paranaense Gláucio Sganzerla, disputando de igual pra igual as primeiras posições. Ele buscou até o final uma brecha que Rogério deixou na curva do pinheiro. Arrisco a dizer que faltou preparo físico (acho que ele não vai ficar bravo comigo!). Mas tenho a certeza de que foram dois pilotos que tiraram o fôlego de quem foi ao kartódromo da Roselândia. Aplausos!

Foto: Mister Shadow

Eles vão sentir saudades...

Mais de 37 pilotos do sul do país na 3ª Super Copa, em Passo Fundo



No último domingo, 05/04, a diretoria do Kart Clube de Passo Fundo preparou uma grande festa para o kartismo na capital do Planalto Médio, no Norte do Rio Grande do Sul. Após ter ficado sem provas oficiais em 2008, a 1ª Etapa da Super Copa de Kart, em Passo Fundo, superou as expectativas de público e pilotos. Mais de 700 pessoas assistiram às provas no Kartódromo da Roselândia, com a participação de 37 pilotos disputando o lugar mais alto do pódio nas sete categorias.


Na Five Speed A, melhor para Luigi Alba, de Venâncio Aires. Alexandre Gasperin, de Passo Fundo, foi o campeão da Five Speed B. Já na 125cc, os pegas ficaram por conta do paranaense Gláucio Sganzerla e do passofundense Rogério Werlang, o pole da categoria. Mas o primeiro a receber a bandeirada foi Gláucio, que atualmente reside em Passo Fundo. As categorias Five Speed e 125cc foram unificadas e formaram um belo e equilibrado grid.


O maior grid da Super Copa foi na categoria PRO-400 Livre, que teve a participação de 15 karts. Roberto Gomes, da Targh 400, não deu chance a João Marcelo Varaschin, e liderou de ponta a ponta as duas baterias.

As categorias Mirim e Cadete foram agrupadas no grid. Destaque para o passofundense Lucca Webber, de apenas seis anos de idade, que fez sua estréia no kart, conquistando o primeiro lugar na Mirim. As fortes disputas na Cadete ficaram entre os pilotos da casa, Victor Hugo Matzenbacker e Bruno dos Santos, que foi o pole. Na segunda bateria, Bruno teve problemas com o motor e viu o adversário vencer nas duas baterias.


E a categoria PRO-400 CBA foi marcada por estreantes como Diego Burlamaque, Kauana Pazzini (única mulher na prova), Guilherme Accorsi e o marauense Saulo Ramos Filho, de apenas 11 anos. O pole foi Valdemir Pinicioli, o Chico, mas Diego foi o vencedor na categoria.


A 1ª etapa da Super Copa de Kart teve a supervisão da Federação Gaúcha de Automobilismo, com a presença do comissário desportivo, Fernando Deimomi. Através do ex-presidente do KCPF, Paulo Trevisan, foram viabilizadas mais de 30 carteiras de pilotos, que somadas às já encaminhadas anteriormente converte Passo Fundo na maior detentora de carteiras de pilotos de kart do RS.


No sábado, logo após os treinos, Trevisan recepcionou todos os pilotos e chefes de equipes no Museu do Automobilismo Brasileiro, único acervo de carros de competição do Brasil. Ele explicou em detalhes as informações técnicas e históricas dos mais de 80 carros que marcaram o início dos anos 20 ao final dos anos 90.


A próxima etapa da Super Copa será no mês de outubro, ainda sem data definida. A etapa única do Campeonato Gaúcho de Kart ocorrerá nos dias 20,21 e 22 de novembro, em Passo Fundo.


Foto: Mister Shadow

terça-feira, 7 de abril de 2009

Gláucio vence as duas e se isola no campeonato

Foi realizada na última segunda-feira, a quarta etapa, de dez previstas, do campeonato de kart outdoor. O circuito foi o interno invertido. Os resultados foram os seguintes:

Pole: Cleomar Zottis.

Primeira Bateria: 1. Glaucio Luiz Sganzerla; 2. Luís Henrique Zottis; 3. Rafael Ferreira; 4. Cleomar Zottis; 5. Victor Hugo Matzenbacker; 6. Guilherme Zottis; 7. Fabio Volpi; 8. Augusto Fragomeni Olivaes; 9. Mauricio Kneipp Giareta; 10. Joel Muxfeldt; 11. Tiago Martins Xavier; 12. Dante Heckler; 13. Rafael Kneipp Giareta; 14. Giscar Müller. Melhor volta: Glaucio Luiz Sganzerla.

Segunda Bateria: 1. Glaucio Luiz Sganzerla; 2. Victor Hugo Matzenbacker; 3. Guilherme Zottis; 4. Rafael Kneipp Giareta; 5. Cleomar Zottis; 6. Giscar Müller; 7. Fabio Volpi; 8. Luís Henrique Zottis; 9. Mauricio Kneipp Giareta; 10. Tiago Martins Xavier; 11. Joel Muxfeldt; 12. Dante Heckler; 13. Augusto Fragomeni Olivaes; 14. Rafael Ferreira. Melhor volta: Glaucio Luiz Sganzerla.

E, dessa forma, o campeonato de pilotos ficou assim:

1. Glaucio Luiz Sganzerla (Williams) - 139 pontos (4 vitórias, 1 pole, 3 melhores voltas);

2. Cleomar Zottis (STR) - 105 pontos (1 vitória, 1 pole, 1 melhor volta);

3. Rafael Kneipp Giareta (Force India) - 99 pontos (0 vitória, 0 pole, 1 melhor volta);

4. Rafael Ferreira (Ferrari) - 98 pontos (1 vitória, 0 pole, 0 melhor volta);

5. Victor Hugo Matzenbacker (RBR) - 94 pontos (1 vitória, 0 pole, 2 melhores voltas);

6. Guilherme Zottis (McLaren) - 93 pontos (1 vitória, 1 pole, 1 melhor volta);

7. Giscar Müller (Force India) - 87 pontos;

8. Dante Heckler (Renault) - 63 pontos (0 vitória, 1 pole, 0 melhor volta);

9. Joel Muxfeldt (Ferrari) - 60 pontos;

9. Tiago Martins Xavier (Williams) - 60 pontos;

11. Fabio Volpi (Renault) - 56 pontos;

12. Luís Henrique Zottis (Toyota) - 55 pontos;

13. Priscila Fortes (Toyota) - 45 pontos;

14. Mauricio Kneipp Giareta (McLaren) - 35 pontos;

15. Miguel Nadin (McLaren) - 33 pontos;

16. Augusto Fragomeni Olivaes (STR) - 19 pontos;

17. Adriano Hartman (RBR) - 15 pontos.

Campeonato de construtores:

1. Williams - 199 pontos;

2. Force India - 186 pontos;

3. McLaren - 161 pontos;

4. Ferrari - 158 pontos;

5. Scuderia Toro Rosso (STR) - 124 pontos;

6. Renault - 119 pontos;

7. Red Bull Racing (RBR) - 109 pontos;

8. Toyota - 100 pontos.

A QUINTA ETAPA, QUANDO ATINGIREMOS RECÉM A METADE DO CAMPEONATO (MUITOS PONTOS AINDA ESTÃO EM JOGO), SERÁ NO PRÓXIMO DIA 24/04/2009, ÀS 19H 30MIN, COM O TRAÇADO OVAL, COM XINCANE. Até a próxima! Contamos com um número ainda maior de pilotos!