terça-feira, 25 de novembro de 2008
Fotógrafo incomoda as mais belas da Stock Car
O "Doido" ataca denovo!
Mister Shadow apronta em Tarumã
segunda-feira, 24 de novembro de 2008
Victor Hugo Matzenbacker conquista o bi gaúcho
sexta-feira, 21 de novembro de 2008
É tudo contigo, Victor Hugo!
Lembro-me de quando esse garoto deu passos lentos rumo ao sucesso no kartismo... "Despacito" galgou a escadinha do pódio até conquistar pela primeira vez um troféu de campeão. Talvez tenha sido a Super Copa de Kart, em Passo Fundo, no ano passado... Digo isso para chegar na principal questão: o bi-campeonato Gaúcho.
Neste sábado, Victor Hugo Matzenbacker irá decidir o título gaúcho no Velopark, maior complexo automobilístico da América Latina, inaugurado em março deste ano. Porém, o kartódromo parece ter um sapo enterrado na pista para o azar do gauchinho de Passo Fundo. Na prova de abertura, teve azar no sorteio de motores. E na primeira competição do Velopark viu a taça de campeão nas mãos de Bruna Tomaselli, injustamente, por falta do gabarito de comando do motor. Enfim, 2008 não foi um dos melhores anos de Victor Hugo, mas ainda acredito no bi-gaúcho e em bons desempenhos no catarinense e Desafio das Estrelas.
É tudo contigo, Victor Hugo!
sexta-feira, 14 de novembro de 2008
Renan foi uma das revelações do kart em 2008
O piloto Renan Busse, integrante da Bepi Kart, conquistou a 1ª Velopark Cup na categoria
Tanto Busse como seu chassi Mini evoluíram muito no decorrer do campeonato, pois além de terminar todas as oito baterias disputadas, sem nenhuma quebra
Renan Busse, a Bepi Kart e a empresa Busse Agro, que produz equipamentos agrícolas e que o apoiou em 2008, aguardam definições de categorias e regulamento visando 2009.
Um fato marcante ao final do campeonato deve ser citado: além do nível da pilotagem dos postulantes ao título, existiu muita lisura na disputas entre Renan Busse,
O garoto de Cerro Largo foi uma das grandes revelações no kart gaúcho em 2008, tendo regularidade nas competições, enfrentando pilotos de muita experiência na categoria. Esse cara merece!
quinta-feira, 13 de novembro de 2008
Bruno e Victor Hugo serão os passofundenses na preliminar do Desafio das Estrelas
Foi divulgada hoje pela Federação de Automobilismo do Estado de Santa Catarina (FAUESC) a lista com os 26 pilotos que disputarão a prova preliminar do Desafio das Estrelas no próximo dia 30, no Kartódromo dos Ingleses,
A programação para os Cadetes começa na sexta (28), quando às 17 horas serão sorteados os motores, fornecidos pela RBC, e os pneus. No sábado (29) serão realizados dois treinos livres, um de 15 minutos e outro de dez, para os dois grupos em que serão divididos os 26 pilotos inscritos. O primeiro grupo irá à pista às 15:00 e às 17:00 e o segundo às 15:20 e às 17:15.
No domingo (30) os boxes serão abertos às 11:30 para um aquecimento de cinco minutos e alinhamento no grid de largada. A prova começará às 11:40 e será realizada exatamente entre as duas provas do Desafio das Estrelas.
Confira os inscritos:
Alysson Prestes (PR)
André Fezer (SC)
Artur Fortunato (SP)
Breno Borges (SP)
Bruna Tomaselli (SC)
Bruno Bertoncello
Fábio Raupp (SC)
Giuliano Raucci (SP)
Gustavo Zimmermann (SC)
João Branquinho (GO)
Mateus Zardo (SC)
Matheus Chequer (SP)
Mitsui Duzanowski (SC)
Pietro Rimbano (SP)
Renan Fragoso (ES)
Renato Jr. (RJ)
Sérgio Câmara Filho (MG)
Thiago Vivacqua (RJ)
Victor Matzenbacker (RS)
Vinícius Balbuena (PR)
Vinícius Papareli (SP)
Yurik Carvalho (SP)
Fonte: FAUESC
terça-feira, 11 de novembro de 2008
Varaschin quer título inédito do Gaúcho
O gaúcho João Marcelo Varaschin (AgriMill) viveu no último final de semana (8 e 9) sua primeira decisão na atual temporada. Competindo regularmente em dois campeonatos do kartismo gaúcho, o piloto disputou a prova de encerramento de um deles, a Velopark Cup, evento de quatro etapas duplas disputado no mais novo e moderno kartódromo do Brasil, o Velopark.
Foi um bom final de semana para Varaschin, que disputa a competição na categoria Pró 400 Light, a que mais karts reuniu em todo o campeonato. Em um grid de 21 karts, Varaschin obteve a 3ª posição para a largada da primeira bateria.
Nas duas baterias seu desempenho não diferente e Varaschin esteve por diversos momentos na liderança das provas. Ao final delas, o passo-fundense foi o 5º e 7º, respectivamente. “As provas foram muito disputadas, por duas razões. Uma porque os motores são fornecidos pelos organizadores e mesmo que não tenham um desempenho exatamente igual, temos equilíbrio”, aponta o piloto apoiado pela AgriMill. “Outra porque estávamos em plena decisão de campeonato e cada pontinho fazia muita diferença. Gostei muito de meu desempenho neste final de semana, foi o melhor no campeonato”, emenda.
As provas foram disputadas sob forte calor e Varaschin desta vez não teve nenhum problema com o rendimento de seu kart, preparado pela Alemão Competições. “Deu tudo certo. Não consegui vencer, mas ficamos muito contentes com o final de semana. Claro, teria sido melhor com vitórias, mas fiquei muito motivado e satisfeito por ter liderado em um grid numeroso e de qualidade como este”, diz Varaschin, que já se prepara para defender a liderança e brigar pelo título em outra decisão.
Nos dias 21 e 22 deste mês Varaschin terá outra decisão, novamente competindo no Velopark, desta vez na categoria Stock 125, da qual é o líder e vencedor da última etapa do Campeonato Gaúcho. “Quero o título”, diz o piloto. “Mas prevejo muitas dificuldades, já que novamente terei adversários de um nível muito elevado. Estou confiante, porque a 125cc é a categoria onde tenho mais experiência, onde mais corri e conquistei o maior número de vitórias em minha carreira”, encerra.
A um passo do bi gaúcho
Como medir a velocidade de um kart?
Desde há muito que a velocidade de ponta de um kart é algo que sabemos mais ou menos, mas que raramente se tem a certeza. Certo é que para quem está fora dos karts, o mais certo é dizer por volta de 80 km/h. Quem está por dentro, provavelmente dirá que um 125cc chega aos 140km/h e um 125 com câmbio aos 160km/h.
Na verdade não é dificil de calcular a velocidade e para acabar com fantasmas aqui vai:
Karts de transmissão direta:
Vou dar o exemplo dum 125cc. Final da reta, 20000 rpm, com uma relação pinhão-coroa de 10/83 (p/c).
Medi aqui um pneu vazio (devia ser cheio e ainda mais um pouco pelo efeito da força centrífuga pois o pneu vai a rodar muito depressa) e deu-me 880mm de perímetro.
velocidade = perimetro do pneu(em mm) x rotação(rpm) x p/c x 60 / 1000000
velocidade = 880 x 20000 x 10/83 x 60 / 1000000 = 127km/h
Karts com caixa de velocidades:
O procedimento é o mesmo, mas é necessário contar com a desmultiplicação da cambota para a caixa de velocidades e também com a desmultiplicação consoante a mudança em que se esteja. Além da relação pinhão/coroa, como é óbvio.
No exemplo utilizei os dados do Vortex RVS, tirados da ficha de homologação disponível no site da Vortex:
14000 rpm
relação cambota/primário (C/P) = 15/59
relação primário/secundário em 6ª velocidade (P/S) = 23/22
relação pinhão/coroa (p/c) = 17/23
velocidade = perimetro do pneu(em mm) x rotação(rpm) x C/P x P/S x p/c x 60 / 1000000
velocidade = 880 x 14000 x 15/59 x 23/22 x 17/23 x 60 / 1000000 = 145km/h
E pronto, nem tão rápido como alguns dizem, nem tão lento como outros pensam.
Fonte: www.kartleader.com.br
Derrota pro regulamento
Nos boxes da equipe Mittag Competições, mecânicos esperimentavam chassis e motores a todo instante. Tentavam achar uma agulha no palheiro, ou seja, um erro que pudesse justificar a diferença inexplicável dentro da pista. César Mittag resolveu oferecer para Victor um chassis gabaritado e um motor preparado dentro das condições do regulamento.
Na tomada de tempo, Bruna não dava sinais de que seu desempenho diminuía. Victor Hugo continuava acertando o traçado, mas o motor não tinha o mesmo rendimento de sua adversária. Preocupação geral nos boxes e desconfiança. Ou a equipe Caibi Racing achou uma fórmula mágica de preparação de motor ou estão arriscando o campeonato com motor fora do regulamento.
Veio a primeira bateria e Bruna já disparava na liderança. Parecia que ela tinha acoplado ao seu kart um botão para acionar o nitro. Todos que acompanhavam a prova não acreditavam que aquilo podia ser "braço". O motor da caibense era absurdamente superior em relação a Victor Hugo e Gabriel. Enquanto ela sumia na frente, os dois travavam uma disputa eletrizante na cadete. Ultrapassagens de alto nível. No final, Victor chega em segundo e seu adversário em terceiro
A essas horas todos já se perguntavam: o que tem no motor da Bruna? E logo começa a segunda bateria. Na primeira volta, Bruna começa a enxergar os dois garotos se cutucando e tentando chegar mais perto. Agora Romanello é o segundo, deixando Victor pra trás. Durante as nove voltas, se viu uma batalha de tirar o fôlego! O melhor pega do campeonato, sem dúvida alguma!
Bruna Tomaselli vence a segunda bateria e se torna campeã do primeiro campeonato particular do Velopark. Os karts vão pro parque fechado para a vistoria técnica dos motores. O Alemão, um dos principais preparadores de motores do sul do Brasil, foi convidado a auxiliar na vistoria. O primeiro motor a ser aberto, sem dúvida, foi o da Bruna. Durante 15 minutos os técnicos tiraram as peças do motor e observaram uma a uma. Na hora de conferir o comando, os técnicos provaram a olho nú que o motor da campeã estava fora do regulamento. Aí veio a pior notícia: a organização não dispunha do gabarito desse tal de "comando" para comprovação!
Derrota pro regulamento.
domingo, 9 de novembro de 2008
Victor é o segundo no treino oficial
sexta-feira, 7 de novembro de 2008
"Dentro da pista, vou buscar o melhor"
O atual campeão gaúcho, Victor Hugo Matzenbacker, vai em busca do título na última etapa da Velopark Cup, que acontece neste final de semana, em Nova Santa Rita. O gauchinho de Passo Fundo ocupa a terceira colocação no campeonato e tem como principal adversária a catarinense Bruna Tomaselli, que lidera a competição na cadete. "A Bruna vem conquistando bons resultados e acredito numa boa disputa nesta fase decisiva. Dentro da pista, vou buscar o melhor", avisa Matzenbacker.
Victor promete uma disputa acirrada e quer esquecer os problemas da etapa anterior, quando teve problemas com a bomba de gasolina, caindo para a terceira colocação na pontuação geral. "Tenho que vencer as duas baterias para sair daqui com o título", observa o piloto.
Diferente das demais competições, a Velopark Cup utiliza motores próprios e não-sorteados. Por isso, Victor Hugo conta com a experiência da Mittag Competições, que se credenciou como uma das principais equipes de kart do Brasil. "Contamos com a experiência do César e as dicas do Samuel, oportunizando um desenvolvimento do conjunto, equipamento e do piloto, esperando um resultado positivo no final", avalia o pai do piloto, André Matzenbacker.
quinta-feira, 6 de novembro de 2008
Bruno vai correr na preliminar das 500 Milhas
Bruno, de grande destaque no Light e em competições nacionais, competirá pela também gaúcha Targh 400 e terá como companheiro de equipe e de categoria o paulista Giuliano Raucci.
quarta-feira, 5 de novembro de 2008
Domingo decisivo na Velopark Cup
O próximo domingo (9) será histórico para o maior complexo de velocidade da América do Sul, o Velopark. Neste dia serão conhecidos os primeiros campeões de um campeonato de kart próprio do complexo,
Antes da Velopark Cup foram disputados sempre eventos de etapa única, como a
Toda a programação oficial da competição será realizada no domingo e estão previstas provas da Cadete, 125cc, Pró 400 Light, Pró 400