segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Matzenbacker é vice no Gaúcho. Despedida da cadete será no Catarinense, em Concórdia

No seu último ano na cadete, Matzenbacker conquista o vice no Gaúcho 2009


Em um fim de semana extremamente chuvoso onde o sol raramente deu o "ar da graça", Victor Hugo Matzenbacker, atual campeão da Copa Gaúcha/2009 de kart na categoria cadete, finalizou o Campeonato Gaúcho na 2ª colocação. O pilotinho passofundense que tem representado o Rio Grande do Sul nos campeonatos estaduais, nacionais e até internacionais, vem conquistando admiração e respeito por onde passa através do seu carisma e talento.


Victor não conseguiu participar dos 2 primeiros treinos em função de compromissos escolares e nos dois outros treinos teve problemas com o rendimento de seu motor. Para a tomada de tempo a equipe optou pela troca de motor o qual nem sequer chegou a funcionar, partindo então para terceira troca de motor e direto a tomada de tempos. Ele conseguiu apenas o quarto tempo na classificação, continuando com problemas evidentes de motor e, sem opção de nova troca pois não haviam motores disponíveis, partiu para a primeira bateria conciente da dificuldade que teria.


Abaixo de muita chuva foi dada largada e numa estilingada sensacional, conseguiu no final da reta ultrapassar até o primeiro colocado então Bruno Santos numa disputa limpa de posição, onde este acabou rodando e caindo para ultimo lugar. Victor assumiu a liderança abrindo grande vantagem mas percebia volta a volta o quanto os demais concorrentes eram mais rápidos e chegavam perto, mas acabou por vencer a primeira bateria.


Partindo para a baterial final agora com tempo seco, a dificuldade seria ainda maior, largando em primeiro perdeu a posição na largada, mas concentrado e focado na disputa do campeonato, ele sabia que nada estava definido quando antes de completar a segunda volta, seu motor começou a falhar e "fumaçear", causando apreenssão e nervosismo em quem assistia. Mesmo assim o pilotinho foi perseverante na corrida e tentava corrigir na pilotagem as falhas do motor, "Meu motor engasgava o tempo todo, estava péssimo, começou a dar uns estouros e sair fumaça, achei que não ia conseguir terminar a prova".


Em um raro momento de rendimento do motor Victor encostou no primeiro colocado e como de costume fez a ultrapassagem na primeira oportunidade levantando a torcida que assistia o evento, mas como os problemas persistiam, não conseguiu segurar a posição e foi novamente ultrapassado com facilidade por Bruno e também agora pelo terceiro colocado Pedro Senna na decida do pinheiro. Na volta seguinte mesmo determinado a reconquistar a ponta, acabou se tocando com um retardatário que não obedeceu a bandeira azul e com a batida, entortou a ponteira dianteira da roda, dificultando a realização de todas as curvas. Desse momento em diante não foi mais possível buscar os primeiros colocados e o título, restando somente administrar o equipamento para poder terminar a prova. " Sem dúvida queria muito ter conquistado mais esse título, que seria pra mim o de Tri-Campeão e se as variáveis tivessem sido iguais teria conseguido no mínimo brigar por ele, as pessoas perderam de ver uma grande disputa. A vitória depende de muitas coisas, do piloto, do equipamento, da sorte e, nunca se deve contar com ela antes da hora, pois eu e minha equipe sabíamos que não tinhamos as mesmas condições que os outros pilotos, mas consegui com determinação ganhar a primeira bateria sem nenhuma penalização e com um motor muito inferior aos demais e na segunda bateria não tive como segurar e jamais faria qualquer atitude que prejudicasse alguém pra conquistar o título".


O pai do piloto André Matzenbacher e membro da diretoria do KCPF, avalia: "O campeonato, apesar da intensa chuva, foi muito bom, tivemos algumas dificuldades na organização em razão das intempéries do tempo, mas graças a competência e dinamismo dos responsáveis conseguimos saná-las, muitas pessoas que colaboraram estão de parabéns pois abraçaram esse campeonato e trabalharam com afinco pra que ele fosse realizado, mas as estrelas sem dúvida são os pilotos e a eles mando meus sinceros cumprimentos e agradecimento, em especial ao meu filho Victor Hugo, que não esmoreceu mesmo sabendo das dificuldades, e mostrou como deve ser a atitude de um piloto na pista e fora dela também, onde a vitória não é maior que a integridade e respeito que ele conquistou pelo Brasil afora até o momento."


Os próximos desafios do piloto na busca de títulos serão a final do Campeonato paranaense nos dias 04-05-06/DEZ em Cascavel e o Campeonato catarinense de kart que será em Concórdia nos dias 11-12-13/DEZ. Victor neste ano, tem contado com o apoio do Grupo Trevipart (Museu do Automobilismo Brasileiro) através do Sr.Paulo Trevisan, da Vitta Vergueiro Academia, Planet Kart Preparações, San Silvestre Palace Hotel e do Escritório Contábil Matzenbacker.

Nenhum comentário:

Postar um comentário