segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Matzenbacker é vice no Gaúcho. Despedida da cadete será no Catarinense, em Concórdia

No seu último ano na cadete, Matzenbacker conquista o vice no Gaúcho 2009


Em um fim de semana extremamente chuvoso onde o sol raramente deu o "ar da graça", Victor Hugo Matzenbacker, atual campeão da Copa Gaúcha/2009 de kart na categoria cadete, finalizou o Campeonato Gaúcho na 2ª colocação. O pilotinho passofundense que tem representado o Rio Grande do Sul nos campeonatos estaduais, nacionais e até internacionais, vem conquistando admiração e respeito por onde passa através do seu carisma e talento.


Victor não conseguiu participar dos 2 primeiros treinos em função de compromissos escolares e nos dois outros treinos teve problemas com o rendimento de seu motor. Para a tomada de tempo a equipe optou pela troca de motor o qual nem sequer chegou a funcionar, partindo então para terceira troca de motor e direto a tomada de tempos. Ele conseguiu apenas o quarto tempo na classificação, continuando com problemas evidentes de motor e, sem opção de nova troca pois não haviam motores disponíveis, partiu para a primeira bateria conciente da dificuldade que teria.


Abaixo de muita chuva foi dada largada e numa estilingada sensacional, conseguiu no final da reta ultrapassar até o primeiro colocado então Bruno Santos numa disputa limpa de posição, onde este acabou rodando e caindo para ultimo lugar. Victor assumiu a liderança abrindo grande vantagem mas percebia volta a volta o quanto os demais concorrentes eram mais rápidos e chegavam perto, mas acabou por vencer a primeira bateria.


Partindo para a baterial final agora com tempo seco, a dificuldade seria ainda maior, largando em primeiro perdeu a posição na largada, mas concentrado e focado na disputa do campeonato, ele sabia que nada estava definido quando antes de completar a segunda volta, seu motor começou a falhar e "fumaçear", causando apreenssão e nervosismo em quem assistia. Mesmo assim o pilotinho foi perseverante na corrida e tentava corrigir na pilotagem as falhas do motor, "Meu motor engasgava o tempo todo, estava péssimo, começou a dar uns estouros e sair fumaça, achei que não ia conseguir terminar a prova".


Em um raro momento de rendimento do motor Victor encostou no primeiro colocado e como de costume fez a ultrapassagem na primeira oportunidade levantando a torcida que assistia o evento, mas como os problemas persistiam, não conseguiu segurar a posição e foi novamente ultrapassado com facilidade por Bruno e também agora pelo terceiro colocado Pedro Senna na decida do pinheiro. Na volta seguinte mesmo determinado a reconquistar a ponta, acabou se tocando com um retardatário que não obedeceu a bandeira azul e com a batida, entortou a ponteira dianteira da roda, dificultando a realização de todas as curvas. Desse momento em diante não foi mais possível buscar os primeiros colocados e o título, restando somente administrar o equipamento para poder terminar a prova. " Sem dúvida queria muito ter conquistado mais esse título, que seria pra mim o de Tri-Campeão e se as variáveis tivessem sido iguais teria conseguido no mínimo brigar por ele, as pessoas perderam de ver uma grande disputa. A vitória depende de muitas coisas, do piloto, do equipamento, da sorte e, nunca se deve contar com ela antes da hora, pois eu e minha equipe sabíamos que não tinhamos as mesmas condições que os outros pilotos, mas consegui com determinação ganhar a primeira bateria sem nenhuma penalização e com um motor muito inferior aos demais e na segunda bateria não tive como segurar e jamais faria qualquer atitude que prejudicasse alguém pra conquistar o título".


O pai do piloto André Matzenbacher e membro da diretoria do KCPF, avalia: "O campeonato, apesar da intensa chuva, foi muito bom, tivemos algumas dificuldades na organização em razão das intempéries do tempo, mas graças a competência e dinamismo dos responsáveis conseguimos saná-las, muitas pessoas que colaboraram estão de parabéns pois abraçaram esse campeonato e trabalharam com afinco pra que ele fosse realizado, mas as estrelas sem dúvida são os pilotos e a eles mando meus sinceros cumprimentos e agradecimento, em especial ao meu filho Victor Hugo, que não esmoreceu mesmo sabendo das dificuldades, e mostrou como deve ser a atitude de um piloto na pista e fora dela também, onde a vitória não é maior que a integridade e respeito que ele conquistou pelo Brasil afora até o momento."


Os próximos desafios do piloto na busca de títulos serão a final do Campeonato paranaense nos dias 04-05-06/DEZ em Cascavel e o Campeonato catarinense de kart que será em Concórdia nos dias 11-12-13/DEZ. Victor neste ano, tem contado com o apoio do Grupo Trevipart (Museu do Automobilismo Brasileiro) através do Sr.Paulo Trevisan, da Vitta Vergueiro Academia, Planet Kart Preparações, San Silvestre Palace Hotel e do Escritório Contábil Matzenbacker.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

"Doutor Diego" realiza operação vitoriosa no Gaúcho de Kart


Ele tem apenas seis meses de experiência no kart e já é campeão gaúcho de kart. O médico-cirurgião e agora piloto Diego Kleinubing (Doutor Diego, como é conhecido) topou o desafio de correr um campeonato de alto nível. Viajou 560 quilômetros, de Uruguaiana a Passo Fundo. Realizou os melhores tempos nos treinos livres. Já no treino classificatório fez apenas o quarto melhor tempo. Mesmo largando na segunda fila, fez uma boa estréia na categoria PRO-400 Light, chegando em segundo lugar na primeira bateria. O pole position Abner Alba, de Venâncio Aires, não deu chance e venceu de ponta a ponta. Mas na segunda bateria, os dois travaram disputas eletrizantes até a metade da prova. Foi quando Diego ultrapassou Abner no final da curva do pinheiro para não ser mais alcançado e conquistar o título inédito, o segundo piloto uruguaianense a ser campeão gaúcho de kart.

Régis Konishi, também de Uruguaiana, competiu na mesma categoria e fez o segundo melhor tempo na tomada. Teve problemas na primeira bateria devido ao pneu traseiro direito ter desestalonado e chegou apenas na sexta posição. Já na segunda bateria, não conseguiu recuperar posições e ficou com o sexto lugar na geral.

Outro piloto de Uruguaiana que se deu bem foi Clécio Bortolazzo, que conquistou a pole na categoria Five Speed B. Na primeira bateria chegou na segunda posição, tendo como vencedor o piloto de Chapecó, Rodrigo Sartori. Clécio não teve um bom desempenho na segunda bateria, quando rodou duas vezes no final da curva do pinheiro, em razão de problemas de câmbio. No final conquistou a terceira colocação na categoria. José Jair de Paula Jr., o "Bola" de São Borja, foi o quinto melhor na categoria, apesar de não ter somado pontos, mas completou a primeira bateria, diferente do piloto Mateus Lanfredi que não conseguiu completar nenhuma das baterias.

Anderson Rocha, de Alegrete, foi quarto colocado na primeira bateria e abandonou a última por problemas mecânicos. Ficou com a quinta colocação geral na Speed A.

A boa notícia para os kartistas da fronteira oeste do estado é que a direção do Kart Clube de Passo Fundo manifestou total apoio à Associação Uruguaianense de Automobilismo, no sentido de realizar uma competição de integração entre Passo Fundo e Uruguaiana.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

"Rei das Pistas" é a nova aposta do VELOPARK

Extremamente esperado, o Rei das Pistas tem movimentado bastante os bastidores do kartismo gaúcho nos últimos dias.

O evento, que acontecerá no dia 19 de dezembro no Velopark (RS), será disputado nos dois kartódromos do complexo gaúcho, o que dará uma pista de 2.517 metros, e reunirá seis categorias: Copa Parilla, Copa Fireball, Speed Kart, Pró 400 Light, 125cc e VK. De cada uma delas, dois serão classificados para disputar uma prova no circuito oval, que será inaugurado neste dia, e o vencedor será conhecido como o Rei das Pistas, por ter vencido nos dois tipos de traçado, misto e oval.

E é a respeito desta última, a VK, que chegam novas informações.

A VK será disputada exclusivamente por pilotos não-federados, ou seja, por pilotos que nunca tiveram carteira, e os 10 que terão direito a competir no Rei das Pistas serão conhecidos através de uma seletiva organizada pelo Velopark.

Esta seletiva será disputada no dia 3 de dezembro, uma quinta-feira, e serão corridas cinco baterias com 12 participantes cada, sendo que cada piloto poderá correr apenas uma prova. Os dois primeiros de cada bateria estarão classificados para o Rei das Pistas.

O valor para participar da seletiva é R$ 120,00 e cada bateria dará troféus aos três primeiros colocados, sendo que os classificados correrão o Rei das Pistas sem custo, concorrendo assim ao prêmio único de R$ 5 mil dado a seu vencedor.

Para se inscrever para a seletiva da VK o piloto terá que contatar com Daniele, no Velopark, pelo e-mail kart@velopark.com.br.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Gaúcho de Kart promete esquentar Passo Fundo!


A etapa única do Campeonato Gaúcho de Kart é esperada com grande entusiasmo por parte de todos os amantes do kartismo sulbrasileiro!

Passo Fundo sediará o Estadual nas categorias Mirim, Cadete, Pro-400 Livre, Pro-400 CBA, Five Speed "A" e "B", Júnior Menor, Stock 125cc e Fireball.

A primeira lista de inscritos já conta com 26 pilotos, número que deve crescer bastante até o início da próxima semana. Para conhecer o regulamento, hotel conveniado e encaminhar sua inscrição, clique aqui. Apenas os pilotos inscritos poderão solicitar reserva de box.

Confira a lista de inscritos provisória:

CADETE
23 Pedro Senna – Balneário Camboriú (SC)
98 Gustavo Zimmermann – Blumenau (SC)
222 Victor Matzenbacker – Passo Fundo (RS)

FIREBALL A
1 Giovanni Bianchessi – Porto Alegre (RS)
10 Rogério Werlang – Passo Fundo (RS)
21 Luis Henrique Bargamnn – Caxias do Sul (RS)
40 Roberto Gomes - Novo Hamburgo (RS)
112 Pedro Castro – Canoas (RS)

FIREBALL B
11 Alexandre Gasperim – Passo Fundo (RS)
22 Rodrigo Bordin – Passo Fundo (RS)

FIVE SPEED A
21 Anderson Rocha - Alegrete (RS)
78 Mateus Lanfredi – Porto Alegres (RS)

FIVE SPEED B
77 Gustavo Carvalho – Passo Fundo (RS)
200 Eduardo Moratelli – Chapecó (SC)
217 Rodrigo Sartori – Chapecó (SC)

JÚNIOR MENOR/ JÚNIOR
97 Bruna Tomaselli – Caibi (SC)

PRÓ 400 LIGHT
27 Felipe Betti - Venâncio Aires (RS)
88 Diego Kleinubing – Uruguaiana (RS)

PRÓ 400 LIVRE
27 Maico Casarin – Porto Alegre (RS)

PRÓ 400 PREPARADA
8 Nívio Trevisol – Porto Alegre (RS)
28 Cristian Dal Castel - Passo Fundo (RS)
29 André Dal Castel - Passo Fundo (RS)
111 Heuro Tortato - Caçador (SC)

STOCK 125cc
66 Felipe Donato - Guarani das Missões (RS)
96 Fábio Raupp - Chapecó (SC)
133 Gláucio Sganzerla - Passo Fundo (RS)

Pra quem não possui a carteira nacional de piloto CBA/FGA poderá providenciar na secretaria geral do Kart Clube de Passo Fundo.

Para o público a entrada é gratuita!

Estarei por lá fazendo "aquele" barulho!


Abraço,
Rafael Ferreira

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Confira os campeões da SUPER COPA 2009

MIRIM
1º Luca Webber - 33 pts

CADETE
1º Victor Hugo Matzenbacker - 33 pts
2º Pietro Webber - 24 pts
3º Henrique Almeida - 18 pts
4º Bruno Santos - 18 pts
5º Paulo Ricardo Braga - 14 pts


FIVE SPEED "A"
1º Jonas Simon - 33 pts
2º Carlos Lauxen - 25 pts
3º Luigi Alba - 19 pts
4º Clécio Bortolazzo - 18 pts
5º Abner Alba - 9 pts

FIVE SPEED "B"
1º Alexandre Gasperin - 33 pts
2º José Jair de Paula Jr - 18 pts
3º Claudiomiro Torra - 17 pts
4º Gustavo Carvalho - 9 pts

125cc
1º Fábio Raupp - 22 pts
2º Glaucio Sganzerla - 22 pts
3º Cristiano do Carmo - 18 pts
4º Rogério Werlang - 18 pts
5º Arthur Cerri - 8 pts

PRO-400 LIVRE
1º Cristian Dal Castel - 29 pts
2º André Dal Castel - 24 pts
3º Valdemir Pinicioli - 22 pts
4º Roberto Gomes - 22 pts
5º Fabio Dossa - 20 pts

PRO-400 CBA
1º Saulo Ramos Filho - 24 pts
2º Abner Alba - 22 pts
3º Diego Burlamaque - 22 pts
4º José Jair de Paula Jr. - 17 pts
5º Valdemir Pinicioli - 16 pts