quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Venâncio Aires terá prova de 3 Horas de Kart neste final de semana




Organização: A prova será organizada pelo VKC Venâncio Kart Clube.


Supervisão: Todas as questões não previstas neste regulamento particular serão resolvidas pelo Diretor de Prova e Comissários Desportivos contratados para o evento. O clube se reserva o direito de alterar quaisquer questões até 1 hora antes da tomada de tempo.

Inscrição: As inscrições deverão ser efetuadas uma semana antes da prova, o valor da inscrição será de R$ 250,00 por kart. Após o pagamento da inscrição, a equipe poderá fazer a reserva de box. No caso de ter mais kart que box a direção de prova se reserva o direito de colocar mais de um kart por box. As reservas poderão ser feitas pelo telefone 51-9718 1004 com Fagner.

Duração da Prova: Três (3) horas mais uma volta. Em caso de paralisação por bandeira vermelha, o tempo de parada não será recuperado.

Equipes: Serão compostas por no mínimo 2 e no máximo 5 pilotos. Será permitida a participação de pilotos em até duas (2) equipes devendo, os mesmos, estarem devidamente inscritos, caso contrário a(s) equipe(s) estará(ão) automaticamente desclassificada(s). A ficha de inscrição de cada equipe deverá estar completamente preenchida e assinada por todos os pilotos participantes até o dia 13 de Dezembro de 2009 as 9:00 hs, não sendo aceitas modificações ou alterações após este horário.

Equipamento dos Pilotos: É obrigatório nos treinos e provas o uso de capacetes de proteção com viseira, devidamente atados, luvas, sapatilhas ou tênis e macacão.
Termo de Responsabilidade:Todos os pilotos deverão assinar o termo de responsabilidade junto à Secretaria da Prova, caso contrário a equipe será desclassificada da prova. Número do kart: em caso de duas equipes terem adotado o mesmo número, terá preferência o que primeiro efetuou sua inscrição.

Briefing: Será obrigatória a presença de todos os pilotos no Briefing que será realizado pelo Diretor de Prova em horário a ser definido.

Tomada de Tempos: A tomada de tempos será realizada as 10:00 horas do dia 13/12/2009 e terá a duração de 15 minutos, com a participação de até 2 pilotos por equipe. Antes de entrar para o box o kart deverá ser pesado no parque fechado. Prova: A prova terá inicio as 15;00 hs do dia 13/12/2009 com seu termino programado para as 18:00 h.

Largada da Prova: Será do tipo LE MANS, com os karts ligados posicionados diagonalmente de um lado da pista e os pilotos que largarão estarão sobre a linha branca no lado oposto da pista. Ao sinal do Diretor de Prova ou quem ele indicar os pilotos podem dirigir-se aos seus karts e largar. Durante o procedimento de largada um membro da equipe ficara segurando o kart para que o mesmo fique parado. É proibido empurrar o kart no procedimento de largada. O piloto que largar não precisa necessariamente ser o que fez a tomada de tempos.

Troca de Pilotos: A troca de pilotos somente será efetuada na área de Box.

Pneus: Será adotado pneu vermelho, sem restrições quanto ao fabricante. Nem condições. Em caso de chuva será obrigatório o uso de pneu de chuva.

Motor: somente poderá ser usado motores quatro tempos de 13HP, com preparação livre.

Abastecimento: Livre, sempre no box. É proibido abastecer em qualquer outro lugar

Procedimento de Pit-Stop: Durante a prova, todo o kart que entrar no pit-stop procederá da seguinte forma: o piloto chegará na área delimitada pela organização, pesará o kart com o motor desligado, sairá da balança sem ligar o motor , e após será empurrado pela equipe até o box para troca de piloto, reparo e abastecimento. Após este procedimento, o kart será empurrado até o portão de saída dos boxes onde poderá ser religado e acessará a pista.

Penalizações:

a)Ultrapassagem com bandeira amarela = perda de uma volta caso não devolva a posição.
b)Corte de pista = perda de duas voltas;
c) Advertência por atitude anti-desportiva (Bandeira preta c/branca + número do kart) = perda de duas voltas
d) Desrespeito à sinalização de Box (Bandeira Preta c/Círculo Laranja) = perda de duas voltas;
e) Falta de peso até 5 kg, perda de uma volta f)Falta de peso até 10 kg, perda de 3 voltas
g) Invasão de pista por pessoa ligada à equipe sem identificação (jaleco) = perda de duas voltas; h) Transitar no Box com motor ligado (entre a área de pesagem e a saída do Box) = perda de três voltas;
i) Abastecimento fora da área de box perda de 2 voltas. Em caso de pane seca, poderá o diretor de prova, a seu critério, autorizar o abastecimento na pista, sendo permitido a colocação de no máximo 2 litros de combustível , com a conseqüente perda de 3 voltas.
j) Peso abaixo de 185 kg na tomada de tempo, vai para ultimo lugar do grid, sendo efetuado sorteio em caso de mais de uma equipe estar com falta de peso.
k) Se a equipe fizer uma parada menor do que os 20 minutos na parada obrigatória, o tempo restante será multiplicado por três e somado ao tempo total de prova da equipe.
Resgate de Kart na Pista: Somente poderá ser efetuada com autorização da Direção de Prova ou Comissário Desportivo responsável.

Reparos Mecânicos: Todo e qualquer reparo mecânico no kart durante a prova deverá ser feito na área de boxes. Em hipótese alguma poderá ser feito na pista sob pena de desclassificação ou punição da equipe. No caso de perda do bico, a direção de prova indicará um local antes do início da prova para que o mesmo possa ser recolocado sem entrar no box. Não será permitido que o kart permaneça na pista sem o bico, gravata e carenagens laterais. Em caso de quebra, acidente, pane seca de combustível dentro da pista ou qualquer outro motivo que impeça ao piloto trazer com recursos próprios o kart para o box, deverá o Chefe de Equipe comunicar o fato ao Diretor de Prova que poderá a seu critério neutralizar a prova – situação de atenção ficando obrigado a todos os concorrentes a andarem em marcha reduzida e não podendo ultrapassar o veículo que está à sua frente, daí sim será autorizada a remoção do kart avariado da pista.

Peso: O peso mínimo obrigatório para o conjunto kart/piloto em ordem de marcha será de 185 kg. Esse é o peso mínimo absoluto e poderá ser verificado a qualquer momento, pelos Comissários Técnicos, portanto, será pesado o kart em ordem de marcha, ao término da Tomada de Tempo, durante a prova e no final da prova. Toda vez que o kart adentrar ao box, durante a prova, por qualquer motivo, deverá primeiro passar pela balança para ser verificado seu peso. O kart estando com mais de 10 kg abaixo do peso mínimo serão desclassificados.

Engate Rápido - para fixação dos lastros de peso: no pino que sustenta os lastros de peso, o mesmo pode ser fixado através do engate rápido, que é restrito aos pinos de lastro que estiverem fixados no chassi do kart.OBS.: Este item será considerado opcional, podendo ser mantido o sistema anterior.

Vistorias Técnicas: Antes da Tomada de Tempos será realizada uma Vistoria Técnica. Após a Tomada de Tempo será realizada uma Vistoria Técnica para controle de peso. A última Vistoria Técnica será realizada no término da prova, devendo assim todos os karts irem direto para o parque fechado, logo após a bandeirada final. O diretor de prova poderá efetuar vistoria técnica sempre que julgar necessário

Neutralização da Prova: A prova será neutralizada a critério do Diretor de Prova (acidente, remoção de kart, bloqueio parcial da pista) sendo apresentada a bandeira amarela ou placa amarela pelo Diretor de Prova para o Líder. A partir deste momento ficam proibidas as ultrapassagens e todos os karts deverão seguir atrás do líder, formando uma fila indiana, até a relargada por bandeira Verde pelo Diretor de Prova. Na neutralização os boxes estarão fechados sendo proibida a entrada aos mesmos.

Paradas Obrigatórias: A prova terá obrigatoriamente tres paradas de 20 minutos, que servirão para reparo, troca de piloto e abastecimento. Estas paradas serão controladas pela Cronometragem da prova, devendo a volta da parada ter 20 minutos. Caso a equipe considere necessário, poderá efetuar outras paradas além das obrigatórias.
Premiação: Premiação em dinheiro espécie no valor de R$ 300,00 para o 1º lugar, R$ 200,00 para o 2º lugar e R$ 100,00 para o 3º lugar.

Resultado: Ao termino das três horas de prova serão computadas as penalizações e somente após isso será divulgado o resultado oficial.

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