quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Victor Hugo Matzenbacker se despede da cadete com o bi catarinense




O passofundense Victor Hugo Matzenbacker teve agenda cheia deste o começo do dezembro, onde participou do Campeonato Paranaense de kart nos dias 4, 5 e 6 em Cascavel/PR, conquistando um Vice Campeonato pela categoria cadete, em uma corrida disputadíssima com resultados definidos na última bateria somente. E agora neste final de semana passado, nos dias 11, 12 e 13, o gauchinho realizou a sua última corrida na categoria cadete em Concórdia/SC e com um grid de 13 pilotos disputadíssimo, sagrou-se Bi-Campeão caterinense pela categoria. "Adorei a pista de Concórdia, ela é bem técnica e a chuva que caiu no sábado deixou ela bastante lisa, o que dificultou um pouco a tocada e a conquista da Pole-position que escapou por detalhes. Mesmo assim, fiz os melhores tempos nos treinos e ganhei as 4.baterias".


A equipe teve uma surpresa ao saber tardiamente da classificação do piloto para o GP RBC que realizou-se no mesmo dia do campeonato catarinense, e por ja ter confirmado presença com os organizadores e a equipe ter fechado com outros pilotos para o mesmo campeonato, tivemos de abdicar do GP. "Fiquei muito triste, porque teria a oportunidade de disputar um premio muito bom e que seria muito importante para me ajudar financeiramente na temporada 2010." O ano de 2009 foi exelente para o Victor que mostrou-se extremamente competitivo em todas as provas, quando se analisa o grau de dificuldade e competição da categoria cadete que atualmente tem o maior grid do kart em condições muito semelhantes, manter-se sempre entre os primeiros foi ótimo.


Por ser o último nesta mesma categoria, foi o de maior participação em campeonatos de níveis Regional, Estadual, Nacional e internacional, onde conquistou-se: Bi Campeão da Super Copa; Vice-Campeão PR; Vice no Gaúcho, onde ele já o atual Bi-Campeão, Bi-Campeão SC; Vice no Sul-Americano, Vice da Copa Brasil, 3.colocado no Sulbrasileiro e sexto no campeonato Brasileiro entre 42 pilotos. André Matzenbacker, pai do piloto e chefe da equipe avalia: "O Victor fez uma ótima temporada, na medida do possível participamos dos principais campeonatos em 2009 que conseguimos. A mudança de categoria para 2010 se faz necessária pela idade e claro pelo tamanho do Victor que hoje já passa do peso na categoria cadete. Estamos buscando parcerias uma vez que os custos nesta outra categoria, a Junior Menor, aumentam significativamente, mas acima de tudo acreditamos no potencial e força de vontade dele para essa nova etapa de sua carreira.


Agradeçemos a todos que apoiaram e contribuíram conosco neste ano (Grupo TreviparT (Museu do Automobilismo Brasileiro) através do Sr.Paulo Trevisan; Vittacademia, Planet Kart Preparações, San Silvestre Palace Hotel e do Escritório Contábil Matzenbacker.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Venâncio Aires terá prova de 3 Horas de Kart neste final de semana




Organização: A prova será organizada pelo VKC Venâncio Kart Clube.


Supervisão: Todas as questões não previstas neste regulamento particular serão resolvidas pelo Diretor de Prova e Comissários Desportivos contratados para o evento. O clube se reserva o direito de alterar quaisquer questões até 1 hora antes da tomada de tempo.

Inscrição: As inscrições deverão ser efetuadas uma semana antes da prova, o valor da inscrição será de R$ 250,00 por kart. Após o pagamento da inscrição, a equipe poderá fazer a reserva de box. No caso de ter mais kart que box a direção de prova se reserva o direito de colocar mais de um kart por box. As reservas poderão ser feitas pelo telefone 51-9718 1004 com Fagner.

Duração da Prova: Três (3) horas mais uma volta. Em caso de paralisação por bandeira vermelha, o tempo de parada não será recuperado.

Equipes: Serão compostas por no mínimo 2 e no máximo 5 pilotos. Será permitida a participação de pilotos em até duas (2) equipes devendo, os mesmos, estarem devidamente inscritos, caso contrário a(s) equipe(s) estará(ão) automaticamente desclassificada(s). A ficha de inscrição de cada equipe deverá estar completamente preenchida e assinada por todos os pilotos participantes até o dia 13 de Dezembro de 2009 as 9:00 hs, não sendo aceitas modificações ou alterações após este horário.

Equipamento dos Pilotos: É obrigatório nos treinos e provas o uso de capacetes de proteção com viseira, devidamente atados, luvas, sapatilhas ou tênis e macacão.
Termo de Responsabilidade:Todos os pilotos deverão assinar o termo de responsabilidade junto à Secretaria da Prova, caso contrário a equipe será desclassificada da prova. Número do kart: em caso de duas equipes terem adotado o mesmo número, terá preferência o que primeiro efetuou sua inscrição.

Briefing: Será obrigatória a presença de todos os pilotos no Briefing que será realizado pelo Diretor de Prova em horário a ser definido.

Tomada de Tempos: A tomada de tempos será realizada as 10:00 horas do dia 13/12/2009 e terá a duração de 15 minutos, com a participação de até 2 pilotos por equipe. Antes de entrar para o box o kart deverá ser pesado no parque fechado. Prova: A prova terá inicio as 15;00 hs do dia 13/12/2009 com seu termino programado para as 18:00 h.

Largada da Prova: Será do tipo LE MANS, com os karts ligados posicionados diagonalmente de um lado da pista e os pilotos que largarão estarão sobre a linha branca no lado oposto da pista. Ao sinal do Diretor de Prova ou quem ele indicar os pilotos podem dirigir-se aos seus karts e largar. Durante o procedimento de largada um membro da equipe ficara segurando o kart para que o mesmo fique parado. É proibido empurrar o kart no procedimento de largada. O piloto que largar não precisa necessariamente ser o que fez a tomada de tempos.

Troca de Pilotos: A troca de pilotos somente será efetuada na área de Box.

Pneus: Será adotado pneu vermelho, sem restrições quanto ao fabricante. Nem condições. Em caso de chuva será obrigatório o uso de pneu de chuva.

Motor: somente poderá ser usado motores quatro tempos de 13HP, com preparação livre.

Abastecimento: Livre, sempre no box. É proibido abastecer em qualquer outro lugar

Procedimento de Pit-Stop: Durante a prova, todo o kart que entrar no pit-stop procederá da seguinte forma: o piloto chegará na área delimitada pela organização, pesará o kart com o motor desligado, sairá da balança sem ligar o motor , e após será empurrado pela equipe até o box para troca de piloto, reparo e abastecimento. Após este procedimento, o kart será empurrado até o portão de saída dos boxes onde poderá ser religado e acessará a pista.

Penalizações:

a)Ultrapassagem com bandeira amarela = perda de uma volta caso não devolva a posição.
b)Corte de pista = perda de duas voltas;
c) Advertência por atitude anti-desportiva (Bandeira preta c/branca + número do kart) = perda de duas voltas
d) Desrespeito à sinalização de Box (Bandeira Preta c/Círculo Laranja) = perda de duas voltas;
e) Falta de peso até 5 kg, perda de uma volta f)Falta de peso até 10 kg, perda de 3 voltas
g) Invasão de pista por pessoa ligada à equipe sem identificação (jaleco) = perda de duas voltas; h) Transitar no Box com motor ligado (entre a área de pesagem e a saída do Box) = perda de três voltas;
i) Abastecimento fora da área de box perda de 2 voltas. Em caso de pane seca, poderá o diretor de prova, a seu critério, autorizar o abastecimento na pista, sendo permitido a colocação de no máximo 2 litros de combustível , com a conseqüente perda de 3 voltas.
j) Peso abaixo de 185 kg na tomada de tempo, vai para ultimo lugar do grid, sendo efetuado sorteio em caso de mais de uma equipe estar com falta de peso.
k) Se a equipe fizer uma parada menor do que os 20 minutos na parada obrigatória, o tempo restante será multiplicado por três e somado ao tempo total de prova da equipe.
Resgate de Kart na Pista: Somente poderá ser efetuada com autorização da Direção de Prova ou Comissário Desportivo responsável.

Reparos Mecânicos: Todo e qualquer reparo mecânico no kart durante a prova deverá ser feito na área de boxes. Em hipótese alguma poderá ser feito na pista sob pena de desclassificação ou punição da equipe. No caso de perda do bico, a direção de prova indicará um local antes do início da prova para que o mesmo possa ser recolocado sem entrar no box. Não será permitido que o kart permaneça na pista sem o bico, gravata e carenagens laterais. Em caso de quebra, acidente, pane seca de combustível dentro da pista ou qualquer outro motivo que impeça ao piloto trazer com recursos próprios o kart para o box, deverá o Chefe de Equipe comunicar o fato ao Diretor de Prova que poderá a seu critério neutralizar a prova – situação de atenção ficando obrigado a todos os concorrentes a andarem em marcha reduzida e não podendo ultrapassar o veículo que está à sua frente, daí sim será autorizada a remoção do kart avariado da pista.

Peso: O peso mínimo obrigatório para o conjunto kart/piloto em ordem de marcha será de 185 kg. Esse é o peso mínimo absoluto e poderá ser verificado a qualquer momento, pelos Comissários Técnicos, portanto, será pesado o kart em ordem de marcha, ao término da Tomada de Tempo, durante a prova e no final da prova. Toda vez que o kart adentrar ao box, durante a prova, por qualquer motivo, deverá primeiro passar pela balança para ser verificado seu peso. O kart estando com mais de 10 kg abaixo do peso mínimo serão desclassificados.

Engate Rápido - para fixação dos lastros de peso: no pino que sustenta os lastros de peso, o mesmo pode ser fixado através do engate rápido, que é restrito aos pinos de lastro que estiverem fixados no chassi do kart.OBS.: Este item será considerado opcional, podendo ser mantido o sistema anterior.

Vistorias Técnicas: Antes da Tomada de Tempos será realizada uma Vistoria Técnica. Após a Tomada de Tempo será realizada uma Vistoria Técnica para controle de peso. A última Vistoria Técnica será realizada no término da prova, devendo assim todos os karts irem direto para o parque fechado, logo após a bandeirada final. O diretor de prova poderá efetuar vistoria técnica sempre que julgar necessário

Neutralização da Prova: A prova será neutralizada a critério do Diretor de Prova (acidente, remoção de kart, bloqueio parcial da pista) sendo apresentada a bandeira amarela ou placa amarela pelo Diretor de Prova para o Líder. A partir deste momento ficam proibidas as ultrapassagens e todos os karts deverão seguir atrás do líder, formando uma fila indiana, até a relargada por bandeira Verde pelo Diretor de Prova. Na neutralização os boxes estarão fechados sendo proibida a entrada aos mesmos.

Paradas Obrigatórias: A prova terá obrigatoriamente tres paradas de 20 minutos, que servirão para reparo, troca de piloto e abastecimento. Estas paradas serão controladas pela Cronometragem da prova, devendo a volta da parada ter 20 minutos. Caso a equipe considere necessário, poderá efetuar outras paradas além das obrigatórias.
Premiação: Premiação em dinheiro espécie no valor de R$ 300,00 para o 1º lugar, R$ 200,00 para o 2º lugar e R$ 100,00 para o 3º lugar.

Resultado: Ao termino das três horas de prova serão computadas as penalizações e somente após isso será divulgado o resultado oficial.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Definidos os pilotos da VK 400. Inscritos já chegam a 54

Este kart será usado no traçado oval

Na última quinta-feira (3) o Velopark realizou a seletiva da categoria VK 400 para definir os classificados para o Rei das Pistas, competição inédita no Brasil, que será realizada no dia 19 deste mês no complexo automobilístico gaúcho.

Participaram 54 pilotos, divididos em cinco baterias, e ao fim delas foram conhecidos os 11 classificados, que se juntarão aos 43 já inscritos nas categorias 125cc, Copa Fireball, Copa Parilla, Speed Kart e Pró 400 Light, perfazendo um total – até o momento – de 54 confirmados.

O número de inscritos deverá aumentar bastante durante esta semana, com a chegada de novos nomes na Copa Fireball – que teve sua decisão no último sábado em Tarumã – e também da Copa Parilla. Cerca de 15 pilotos da Fireball deverão estar presentes, número semelhante ao da Parilla, o que poderá elevar o total de inscritos a cerca de 80.

Se você ainda não se inscreveu, saiba que na Pró 400 Light apenas uma vaga está disponível e aos pilotos desta categoria é solicitado que providenciem o pagamento de sua inscrição para garantia da vaga. O depósito, no valor de R$ 380,00 (inscrição R$ 180,00 e motor R$ 200,00) deve ser feito no Banco Real, agência 0527, conta 1721613-4, em nome de F&J Kart Empreendimentos Ltda, CNPJ 02599944/0001-52.

Confira os classificados na VK 400:

Eduardo da Costa AraújoFelipe
TormenLeandro Argenta
Luis Henrique Reichert
Maurício Jefferson Pereira
Pietro Perizzollo
Rogério Bortoncello
Rômulo de Magalhães
Tales HerediaValdori da Rosa
William Gaiewski

E os inscritos nas demais categorias:125cc (6)

1 Renan Busse – Cerro Largo (RS)
7 Leonardo Rampazzo – Caxias do Sul (RS)
8 Lorenço Feldens – Lajeado (RS)
9 Gabriel Goldoni – Encantado (RS)
29 Dudu de Moraes – Porto Alegre (RS)
43 Fábio Maciel - Cachoeirinha (RS)

COPA FIREBALL (1)
20 Alexandre Rheinlander – Canoas (RS)

COPA PARILLA (3)
18 Roberto Gomes – Novo Hamburgo (RS)
28 Fernando Wortmann - Porto Alegre (RS)
42 André Fleck Vollmer - Novo Hamburgo (RS)

SPEED KART (9)
2 Alessandro Clezar – Porto Alegre (RS)
6 Samir Chanan – Encantado (RS)
10 Yussef Lahude – Encantado (RS)
24 Daniel Cunha Prado – Canoas (RS)
25 Diones Kipper – Roca Sales (RS)
26 Alison Mengue – Campo Bom (RS)
27 Deivid Lopes – Alvorada (RS)
39 Anderson Rocha - Alegrete (RS)
40 Ramon Matias - Caxias do Sul (RS)

PRÓ 400 LIGHT (24)
3 Carlos Eduardo Maciel – Canoas (RS)
4 Bruno Lopes Marçal – Porto Alegre (RS)
5 Nelson Amaral – Curitiba (PR)
11 Marcos Breda – Rio de Janeiro (RJ)
12 Sérgio Cervi – Porto Alegre (RS)
13 Allan Becker – Itapema (SC)
14 Edmar Becker – Bombinhas (SC)
15 Maico Casarin – Porto Alegre (RS)
16 Álvaro Machado – Canoas (RS)
7 Diego Garcia – Viamão (RS)
19 Felipe Leite - Porto Alegre (RS)
21 Eduardo Finco – Porto Alegre (RS)
22 Nelson Rebelo Filho – Florianópolis (SC)
23 Nívio Trevisol – Porto Alegre (RS)
30 Victor Gomes - Porto Alegre (RS)
31 George Ibañez - Porto Alegre (RS)
32 Geciel de Andrade - Campo Bom (RS)
33 Bayard Santos - Venâncio Aires (RS)
34 Mauro Bala/ Luiz Castilhos/ Jorge Sander - Porto Alegre (RS)
35 André Colombo - Canoas (RS)
36 Felipe Cervo - Porto Alegre (RS)
37 Nicola Guerrieri - Canoas (RS)
38 Felipe Betti - Venâncio Aires (RS)
41 André Gonçalves - Porto Alegre (RS)

Fonte: Kart Gaúcho/ Revista Karting News - Erno Drehmer