terça-feira, 30 de setembro de 2008

Pra manter a liderança


O piloto Victor Hugo Matzenbacker, destaque no último Sul-Brasileiro conquistando duas poles e duas vitórias nas etapas de Londrina e Florianópolis e finalizando-o em terceiro lugar, espera repetir com êxito os bons resultados que vem obtendo nas últimas provas. No próximo sábado, dia 4, ele encara a terceira etapa da Velopark Cup, em Nova Santa Rita.


A competição conta com quatro etapas e na primeira Victor Hugo fez a pole, mas devido a um toque com outro piloto ele perdeu o bico do kart, chegando em quarto lugar na primeira bateria. Na segunda Matzenbacker venceu. Já na segunda etapa ele fez novamente a pole e venceu as duas baterias com soberania. Conforme regulamento do campeonato, que prevê um descarte na primeira fase, Victor Hugo assumiu a liderança com 33 pontos contra 29 da segunda colocada, Bruna Tomaselli, de Caibi (SC). “Estamos no meio do campeonato, não tem nada definido ainda, mas é sempre bom estar na liderança”, avalia Victor Hugo.

Para a Velopark Cup, Victor Hugo conta com a preparação da Mittag Competições, que vem adaptando o piloto através de um retrabalho no equipamento e na pista. A Velopark Cup tem um formato diferente dos demais campeonatos, usando motores próprios, por isso apostamos na credibilidade e experiência da equipe comandada pelo Cesar Mittag, optando por essa parceria que vem dando resultados positivos e agradecendo a ele por acreditar na pilotagem do Victor Hugo”, finaliza André Matzenbacker, pai de Victor Hugo.


quinta-feira, 25 de setembro de 2008

"Simplesmente inacreditável"!



A 1ª das três etapas do Gaúcho de Kart 2008 foi realizada neste último fim desemana, dias 20 e 21 de setembro, em Venâncio Aires, capital nacional do chimarrão, e contou com a participação da equipe de kart Sítio Casarin (Assessoria Firma/ Proesporte), que fez bonito, mas não teve sorte neste início de luta por mais um título do Campeonato Gaúcho de Kart.

Os pilotos Maico Casarin e Diego Garcia participaram em dupla na categoria Pró 400, que utiliza motores sorteados, e tiveram Dazeca como preparador do kart 27. O time, apesar de ter tido ótimo desempenho, contando com um kart muito bem preparado e rápido, o que garantiu a pole-position na manhã de domingo, sofreu com a falta de sorte nas duas baterias da tarde.

“Nosso kart estava super acertado para a pista seca. Dazeca fez um excelente trabalho desde os primeiros treinos para esta etapa. E o Diego, apesar de há muitos meses estar sem pilotar, adaptou-se muito rápido, e simplesmente fez a ‘barata’ voar. Sabíamos que tínhamos grandes chances na luta pela vitória”, disse Maico Casarin. “Tivemos problemas com o motor sorteado, fizemos a troca, tínhamos perdido o warm-up por causa disso, mas a organização deixou voltar à pista para darmos somente três voltas, e depois disso ir direto para a tomada de tempos, mas mesmo assim tínhamos confiança no bom desempenho do kart e piloto”, complementou Dazeca.

Diego Garcia virou o tempo de 50.084s, sendo 0.069s mais rápido que o segundo lugar, Fernando Jr., garantindo a primeira posição do grid na primeira bateria de 30 minutos da categoria.

Na largada lançada Diego manteve a ponta, mas ainda nas primeiras voltas o kart sofreu toque de um adversário durante tentativa de ultrapassagem, fazendo com que o eixo fosse deslocado. Conseqüentemente freio e coroa foram desalinhados, fazendo todo o kart travar, sendo inevitável o abandono. “Foram quase duas voltas inteiras com o kart freado e corrente estralando. Sabia que a coisa estava ficando feia...depois que parou, não tinha o que fazer para voltar”, lamentou Diego Garcia. A bateria foi vencida pelo piloto Matheus Castro, que havia largado em terceiro.

Com o kart reparado para a segunda bateria, Diego voltou à pista, largando agora da sexta posição. E confiante no seu preparo e no equipamento, ele brilhou e alcançou a liderança da bateria, chegando a abrir mais de 4 segundos de vantagem sobre o segundo lugar. Contudo, faltando 5 minutos para o término da bateria, novamente a sorte faltou ao piloto. A válvula do pneu traseiro esquerdo falhou e começou a vazar. O kart perdeu rendimento com a perda de pressão no pneu, mas Diego se manteve na pista até o fim. Entretanto, a perda de posições foi inevitável, acabando com as chances da vitória na bateria. “Simplesmente inacreditável! O kart estava bom demais! Era vitória certa...foi muito pé frio!”, exclama Diego. “Foi frustante demais...estava tudo tão bom, tínhamos criado expectativas, mas não conseguimos colher os frutos...não era para ter acabado assim o nosso dia...” disse Maico.

“Estou triste pelo resultado final, são coisas de corrida, mas o Diego merecia vencer! Contudo estou satisfeito pelo fato de ele ter mostrado que é competente e rápido, e pelo preparo do kart, que ficou de ponta. Tenho certeza agora que ele logo vai superar os problemas de hoje, ficar ainda mais maduro, e assim buscar muitas vitórias daqui para frente”, disse Dazeca.

A vitória da segunda bateria ficou novamente para o piloto Matheus Castro, que com o kart número 8 fez uma bela prova, lembrando que ele e seu irmão Christian Castro participaram com o Sítio Casarin na conquista das 12 horas de Kart em Tarumã em 2007. “Parabéns ao Matheus, é sempre legal ver os parceiros do kart terem sucesso!”, complementou Maico.

O time ainda aproveita para parabenizar a Gansgter Team Gravity Racer, equipe vencedora do Red Bull Soapbox, realizado também nesse domingo passado, no Parque Germânia, em Porto Alegre, composta pelos amigos Ricardo Gomes, Raphael Gomes, Luís Manoel e Marzo Casarin, irmão de Maico Casarin. “Estamos felizes por este feito! É mesmo reconfortante ver nossos amigos vencerem! Foi show!”, disse Maico sobre a equipe que venceu os 30 classificados de mais de 1300 projetos.

Sítio Casarin agradece mais uma vez o apoio da empresa Assessoria de Consultoria Firma, de Nelson Feijó, que através do Programa Municipal e Promoção do Esporte – PROESPORTE, de Porto Alegre, garantiu a participação do time nesta importante competição do kartismo gaúcho.


Fonte: Divulgação

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Prova em Uruguaiana irá reinaugurar asfalto


Nos dias 18 e 19 de outubro Uruguaiana irá reinaugurar o asfalto da pista com a 2ª Prova Festiva Kart Oeste. A programação do dia 18 (sábado) é para inscrições e treinos livres. No domingo, das 8h às 10h, pista aberta para treinos e encerramento das inscrições. A partir das 10:15h iniciam as tomadas de tempo. Às 13h é a vez da primeira bateria.
A promoção é da Kart Oeste, com o apoio da Prefeitura Municipal de Uruguaiana.

Narração: Rafael Ferreira
O fotógrafo Mister Shadow ("O Doido") estará registrando os melhores momentos!

Contatos:
Piconi - (55) 8402-8859 E-mail: fabianoferracini@yahoo.com.br
Clécio - (55) 8401-5204 E-mail: bortol@bnet.com.br

Pelas lentes de Mister Shadow

Mais uma vez Mister Shadow esteve registrando os melhores momentos da etapa de abertura do Gaúcho de Kart, em Venâncio. O "Semiótico Doido", como apelidei-o, clicou esta foto que mostra a presença significativa do público, que assistiu aos grandes pegas da tarde de domingo. Foi emocionante narrar a última bateria da Speed B, com a vitória do piloto da casa Leonardo Metzdorf. Mereceu aplausos!

Todos no pódio


Depois de sediar por dois anos consecutivos o Campeonato Gaúcho de Kart (2006 e 2007), Passo Fundo esteve representado por quatro pilotos em Venâncio Aires. O melhor desempenho ficou por conta de Victor Hugo Matzenbacher, na categoria cadete. Com a pole e duas vitórias, o garoto começa liderando o campeonato. Outro passofundense que se deu bem foi João Marcelo Varaschin, de 15 anos. Desta vez deixou o PRO-400 e apostou todas as fichas na 125cc, correndo ao lado de grandes nomes como Rodrigo Kubiczewski. Mesmo não tendo treinado na pista e largando em sétimo por problemas de freio na tomada de tempo, Varaschin terminou a primeira bateria em terceiro lugar. Na bateria seguinte, o passofundense disputou foi pra cima de Douglas Iaconni, que quebrou o motor restando duas voltas pro final. Melhor pra João Marcelo que finalizou em segundo. Na PRO-400, Rogério Werlang se deu melhor conquistando um 4º e 2º lugares respectivamente. Já Spiga teve problemas nas costelas e, na última bateria, furou o pneu. Com isso ele ficará fora da competição e se recuperará da lesão até o final do ano.

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Não poderia ser melhor

Victor Hugo: pole e duas vitórias em Venâncio Aires

O passofundense Victor Hugo Matzenbacher teve um ótimo começo no Campeonato Gaúcho de Kart. No último final de semana, o garoto papou a pole e duas vitórias de ponta a ponta, em Venâncio Aires. Apesar da ausência de Bruna Tomaselli, principal adversária na categoria cadete, Victor não teve maiores dificuldades para vencer e largar na frente no Campeonato. O segundo lugar ficou com o catarinense Fábio Raupp, de Chapecó, que não obteve reação em nenhum momento. A próxima etapa será no dia 26 de outubro, em Farroupilha. Victor Hugo poderá conquistar o segundo título gaúcho consecutivo na categoria, já que venceu no ano passado em Passo Fundo.
O próximo desafio do passofundense será no Velopark Cup, no dia 4 de outubro.
Foto: Henrique Kessler

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Resultados 1ª etapa do Gaúcho

Largada da 125cc: pole de Rodrigo Kubiczewski


CADETE – 1ª bateria

1 Victor Matzenbacker – 15 voltas – 13:12.827

2 Fábio Raupp – a 4.391

3 Matheus Klein – a 12.725

4 Bayard Santos – a 31.279

5 Gabriel Meirelles – a 51.224

6 Paulo Braga – a 1 volta

Pole: Victor Matzenbacker – 52.449

CADETE – 2ª bateria

1 Victor Matzenbacker – 15 voltas – 13:13.736

2 Matheus Klein – a 4.801

3 Fábio Raupp – a 6.592

4 Gabriel Meirelles – a 19.303

5 Bayard Santos – a 22.569

6 Paulo Braga – a 35.296

PRÓ 400 – 1ª bateria

1 Matheus Castro – 36 voltas – 30:21.208

2 Fernando Jr./ Rodrigo Miguel – a 10.054

3 Mauro “Bala” Rodeghiero – a 10.560

4 Rogério Werlang – a 1 volta

5 Pedro Castro – a 3 voltas

6 Maico Casarin/ Diego Garcia – a 29 voltas

7 Ederson de Marchi – a 29 voltas

Pole: Maico Casarin/ Diego Garcia – 50.084

PRÓ 400 – 2ª bateria

1 Matheus Castro – 36 voltas – 30:11.174

2 Rogério Werlang – a 4.198

3 Fernando Jr./ Rodrigo Miguel – a 4.354

4 Mauro “Bala” Rodeghiero – a 14.720

5 Pedro Castro – a 14.858

6 Maico Casarin/ Diego Garcia – a 1 volta

7 Ederson de Marchi – a 21 voltas

SPEED KART A – 1ª bateria

1 Thiago Jouglard – 25 voltas – 19:02.352

2 Abner Alba – a 16.884

3 Gustavo Bertuol – a 19.703

4 Fernando Jr. – a 1 volta

5 Bruno Soriano – a 5 voltas

6 Felipe Donato – a 5 voltas

7 Renan Busse – a 15 voltas

Pole: Renan Busse – 44.400

SPEED KART A – 2ª bateria

1 Thiago Jouglard – 25 voltas – 18:56.156

2 Gustavo bertuol – a 3.757

3 Renan Busse – a 13.332

4 Abner Alba – a 22.229

5 Fernando Jr. – a 1 volta

6 Felipe Donato – a 2 voltas

7 Bruno Soriano – a 14 voltas

SPEED KART B – 1ª bateria

1 Dagnor Schneider – 25 voltas – 19:36.546

2 Carlos Gustavo – a 1.488

3 Leonardo Metzdorf – a 6.770

4 Maurício Franck – a 1 volta

5 Rodrigo Sartori – a 3 voltas

6 Fábio Zandonai – a 14 voltas

Pole: Dagnor Schneider – 46.166

SPEED KART B – 2ª bateria

1 Leonardo Metdorf – 25 voltas – 19:30.697

2 Dagnor Schneider – a 2.237

3 Carlos Gustavo – a 2 voltas

4 Rodrigo Sartori – a 21 voltas

STOCK A/ STOCK B/ SPRINTER – 1ª bateria

1 (STA) Rodrigo Kubiczewski – 25 voltas – 8:27.857

2 (STA) Rodrigo Miguel

3 (STA) João Varaschin

4 (S) Gabriel Casagrande

5 (STB) Fernando Pastro

6 (STB) Júlio Pires

7 (STB) Fernando Jr.

8 (STA) Deivid Lopes

9 (STB) Lorenço Feldens

10 (S) Carlos Heinen

11 (STA) Douglas Iaconni

Pole Stock A: Rodrigo Kubiczewski – 43.241

Pole Sprinter: Gabriel Casagrande – 43.803

Pole Stock B: Fernando Pastro – 44.499

STOCK A/ STOCK B/ SPRINTER – 2ª bateria

1 (STA) Rodrigo Miguel – 25 voltas – 18:24.855

2 (STA) João Varaschin – a 14.889

3 (STA) Rodrigo Kubiczewski – a 25.144

4 (S) Gabriel Casagrande – a 29.634

5 (S) Carlos Heinen – a 33.187

6 (STA) Douglas Iacconi – a 1 volta

7 (STB) Fernando Jr. – a 1 volta

8 (STB) Lourenço Feldens – a 1 volta

9 (STB) Júlio Pires – a 1 volta

10 (STA) Deivid Lopes – a 2 voltas

11 (STB) Fernando Pastro – a 17 voltas


Fonte: FGA

sábado, 20 de setembro de 2008

Um pouco sobre a história do kart



O primeiro kart foi construído em Los Angeles em 1956, com motor de aparador de grama. Foi logo um sucesso e em 1957, em Pasadena, Estados Unidos, aconteceu a primeira corrida de kart.
Entusiasmado com as corridas que assistiu, com pequenos carrinhos de motores dois tempos, o comerciante de automóveis Cláudio Daniel Rodrigues resolveu importar a idéia, fabricando os primeiros chassis de kart do Brasil. Em uma época onde o improviso falava mais alto que a tecnologia, o protótipo do kart nacional tinha pneus de carrinhos de mão e motor d’água. O idealismo que marcou os primeiros anos do novo esporte era movido principalmente pelo prazer das disputas em pistas de rua.

Os primeiros modelos eram muito diferentes dos atuais, os pilotos dirigiam quase deitados. Os chassis construídos na época eram inspirados nos modelos americanos, mais apropriados para provas de longa duração. Só após a inauguração do Kartódromo de Interlagos, em São Paulo, os chassis passaram a seguir o padrão europeu, com uma menor distância entre-eixos, o que fazia com que os pilotos não ficassem mais tão deitados. Na época, o então jovem Emerson Fittipaldi dividia com outros pilotos a tarefa de construir chassis ele foi, aliás, um dos primeiros pilotos a conseguir competir com menos de 18 anos, já que era preciso até carteira de habilitação para correr num simples kart.

Desde o início das provas de kart no Brasil, a competitividade marcou a categoria. Nomes como Wilsinho Fittipaldi, Carol Figueiredo, Maneco Cambacau, Afonso Giaffone, José Carlos Pace, entre outros, se destacavam nas provas de rua. Emerson Fittipaldi também se tornou rapidamente um vencedor no kartismo. Com o final da década de 60, alguns dos principais pioneiros deixaram o kart, a maioria para correr de automóvel no Brasil, e outros, como Emerson Fittipaldi, foram à Inglaterra, iniciar sua carreira na F-Ford. Já nos anos 70 surgiam mais nomes que posteriormente teriam uma carreira de destaque na Europa, como Nelson Piquet, Roberto Pupo Moreno, Chico Serra entre outros.

O kartódromo de Interlagos viu crescer ainda na década de 70, um de seus maiores pilotos em todos os tempos. Ayrton Senna da Silva era então mais um jovem talentoso com uma incurável obsessão por vitórias.

A partir dos anos 70, o kartismo começa a ser levado cada vez mais a sério pelos jovens pilotos, tecnicamente a principal mudança observada nesse período foi a introdução do álcool como combustível, o que permanece até hoje.

Fonte: revista racing n.4 1996www.e-petropolis.com.br/kart/historia

Rumo a Venâncio


Neste domingo, às 7h da manhã, estaremos saindo de Passo Fundo para conferir as emoções da 1ª etapa do Gaúcho de Kart, em Venâncio Aires. Eu, Fábio Dossa e Valcir Thimoteo rodaremos 201 quilômetros rumo à capital nacional do chimarrão!

Lá estarão os pilotos passofundenses Victor Hugo Matzenbacher, Spiga, Rogério Werlang e João Marcelo Varaschin. Vamos torcer pra essa galera que não mede esforços em representar a cidade nas competições!

Pode ser que eu consiga narrar pela 3ª vez consecutiva um Campeonato Gaúcho de Kart. Experiência profissional que agrega cultivo de amizades e paixão pelo automobilismo!

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Passofundenses em Venâncio

Varaschin busca título inédito na PRO-400


Neste final de semana acontece a etapa de abertura do Campeonato Gaúcho no Kartódromo Internacional de Venâncio Aires. E Passo Fundo vai estar representada pelos pilotos Victor Hugo Matzenbacher (Escritório Contábil Matzenbacher/SX Comunicações/OR Games/Latina), na cadete; João Marcelo Varaschin (AgriMill Commodities/Álamos Brasil), Rogério Werlang (PlanetKart/OR Games) e Spiga (SX Comunicações), na PRÓ-400. O Estadual, diferente do ano passado, quando foi realizado em prova única no kartódromo da Roselândia, em Passo Fundo, este ano será em três etapas: além de Venâncio, a segunda será em Farroupilha e a terceira em Nova Santa Rita.

Neste sábado os treinos livres vão até às 16h40min, quando então será realizada a tomada de tempo. No domingo, após o treino de aquecimento, serão realizadas as duas baterias.
Vale lembrar que o jovem piloto Victor Hugo Matzenbacher defende o título gaúcho na cadete!

Foi dada a largada!


Alô, amantes do kartismo!

Eu sou Rafael Ferreira, narrador de provas de kart no Rio Grande do Sul. Comecei narrando em Passo Fundo a Copa Planalto/Missões, em 2005. No ano seguinte, foi a vez da 1ª Super Copa de Kart e Campeonato Gaúcho, além do Troféu Hélio Ughini. Em 2007, a 2ª edição da Super Copa de Kart, que já se tornara um sucesso. No mês de setembro do mesmo ano, narrei mais um Campeonato Gaúcho.

Em 2008 tive a oportunidade de participar da inauguração do Kartódromo Internacional de Venâncio Aires, narrando pegas de tirar o fôlego! E por último, fui a Farroupilha narrar a última etapa do Sul-Brasileiro de Kart! Sem contar, é claro, que me tornei o primeiro piloto a vencer uma prova no VELOPARK, o maior complexo automobilístico da América Latina!

Este blog é mais um espaço para quem quer divulgar provas, campeonatos ou notícias sobre pilotos do sul do Brasil!

Mande agora a sua foto ou sugestão de pauta!
Grande abraço,

Rafael Ferreira